RAPOSA EM IMPASSE HÁ 50 DIAS DA ESTREIA NO ESTADUAL
Presidente renuncia no Caucaia EC
* Conselho será noticiado da saída oficialmente e deve marcar novas eleições
*Articulações já começam nos bastidores para novas chapas
* Participação da Raposa no Cearense da Série B 2019 vira incógnita com nova situação
|
Roberto Gois renunciou para assumir cargo da Secretaria de Esportes (Arquivo) |
A sexta-feira foi um dia agitado para o Caucaia Esporte Clube ! O clube anunciou que o presidente do Roberto Gois, renunciou ao cargo. O fato se seu de forma oficial, segundo nota oficial, na última quarta-feira (13 de fevereiro). A decisão ocorreu após Roberto Gois ser convidado para compor a equipe de gestão do governo Naumi Amorim,
A nota diz que o com a decisão, o Caucaia ficará sempre o cargo de presidente de forma temporario, até ocorrer uma nova eleição. Lembrando que o primeiro vice-presidente do clube, Coronel Cavalcante, já tinha renunciado em abril do ano passado. No entanto, o que mais preocupa o torcedor é que o Campeonato Cearense da Série B começa em 50 dias (7 de abril, com Caucaia x Maranguape).
O trâmite a partir de agora
Segundo apurou o Esportivo, decisão da renúncia terá de ser encaminhada ao presidente do Conselho Deliberativo da Raposa Metropolitana, hoje a cargo de Valdiano Oliveira. De acordo com o vice-presidente do Conselho, Ricardo Silva, o Conselho não foi oficializado da decisão ainda e espera que isso ocorra nos próximos dias. Logo após, o presidente do Conselho, que está em viagem, deve marcar novas eleições para a eleição do novo presidente do Caucaia Esporte Clube.
Mas devem ser eleições suplementares, conforme apurou o Esportivo, pois Roberto Góis deixa o cargo no segundo ano, e tendo mais dois anos de mandato, terminando em 2020. No entanto, uma das questões que se coloca é se o novo presidente eleito, ficará mais dois anos, ou iniciará um novo ciclo, de três anos, de 2019 a 2022. Tudo isso deve ser definido na próxima reunião dos conselheiros, sem data confirmada.
|
Conselho deve se reunir para definir eleições para presidente do Caucaia (Arquivo) |
Movimentações tricolores e os desafios
A notícia da saída de Roberto Góis do comando da Raposa movimentou os "bastidores" do futebol da cidade. E as próximas eleições do tricolor também. Comenta-se que pelo menos duas chapas estariam sendo articuladas e os os nomes, mantidos sob absoluto sigilo.
No entanto, muitos esportistas com que o Esportivo conversou, comentam que, independente da chapa ou do nome no novo presidente, as dificuldades podem ser imensas para a Raposa. Passada a fase burocrática da eleição até a posse - alguns consideram de uma semana a dez dias -, sobrarão menos de 40 dias para o novo mandatário definir planejamento, equipe de trabalho e recursos para o clube jogar a Série B - incluindo-se departamento de futebol, contratação de treinador e comissão técnica, montagem de elenco e estrutura mínima para a disputa do Cearense.
Sem contar que o Caucaia Esporte Clube ainda vive o dilema de esperar a votação e aprovação de um convênio com a prefeitura para contar com o mínimo de recursos para jogar o estadual, onde os gastos são grandes. Como pode se observar, a situação da Raposa, que já era de impasse, ficou ainda mais indefinida, com a saída do atual presidente.
A "Era Roberto Góis"
|
Na gestão Roberto Gois, o acesso para a Série B e o vice na Fares Lopes do ano passado (Arquivo) |
Roberto Gois foi responsável diretamente nas campanhas históricas do Caucaia EC durante o ano passado, apesar de não ter obtido o acesso e nem o título da Taça Fares Lopes, o clube depois de oito anos inativo na categoria masculina, tornou-se conhecido novamente, reativando o gosto da torcida ao clube e elevando o nome do clube e da cidade para todo país. Fez parte também do projeto de restruturação do clube, com a reativação das categorias de base e adquirindo equipamentos importantes para setores diversos do clube.
Palavra do agora ex-presidente
Na nota enviada à imprensa, Roberto Gois falou de sua passagem pelo clube: "Saio com a consciência que dei meu melhor ao clube durante esse exato um ano a frente da presidência da equipe. Ajudei a fundar o Caucaia ainda em 2004 e no ano passado conseguimos com muita luta deixar o nome do clube bem ativo, respeitado e valorizado",diz Gois
O dirigente continua: "Eu saio do Caucaia, porém o Caucaia jamais sairá de mim, fui convidado para subsidiar a Secretaria de Esporte e Juventude do município e para isso não poderia está a frente do clube por questões burocráticas, de tal forma continuarei apoiando o esporte do município e com certeza prestando ajuda sempre quando o Caucaia precisar", afirmou."
"No ano de 2019 o Caucaia tem tudo para subir para primeira divisão e estaremos sempre na torcida e colaborando no que for preciso para que isso aconteça". declarou Roberto Gois, agora ex-presidente da Raposa".
Eleito em 2018
O Caucaia Esporte Clube elegeu o empresário Francisco Roberto Campos Gois , por aclamação dia 16 de janeiro de 2018, em pleito realizando Estádio Municipal Raimundo Oliveira. Na época, um quadro, com cerca de 90 associados tricolores esteve marcando presença e registrando seu voto e apoio ao novo presidente tricolor, na Assembleia Geral Eleitoral Extraordinária.
Roberto Gois assumiu o clube e participou da chapa “Caucaia um novo Tempo” que teve como vice o cel. Carlos Augusto Cavalcante Cunho para o triênio 2018-2020. Ele assumiu no lugar do ex-presidente Jose Eudes da Silva Lima (Eudes Caucaia), um dos fundadores do clube, ao lado do próprio Roberto, em 2014 e que ficou no clube por 13 anos e na última gestão esteve ao lado de seu vice, Dute Menezes. Eudes Caucaia é hoje diretor do Tiradentes e coordena a categoria feminina do Tigre da PM da capital.
Feminino e base
Além do impasse no profissional, a nova direçao do Caucaia Esporte Clube terá de definir situaçoes como do feminino, heptacampeão estadual mas que por falta de planejamento fez uma companha vexatória no ano passado, a pior de sua história. E as categorias de base, outra queixa histórica dos caucaienses que querem que o clube dê mais apoio para a garotada da cidade dando chance nas divisões menores.
|
Caucaia feminino é sete vezes campeão estadual mas no ano passado foi um vexame |
Caucaia na Série B
O Caucaia Esporte Clube estreia no Campeonato Cearense da Série B em 50 dias, dia 7 de abril, contra o Maranguape, possivelmente no Estádio Raimundo Oliveira e esperava a votação pela Câmara Municipal, de um convênio de repasse de recursos, como ocorreu no ano passado.
Segundo levantou o Esportivo, a diretoria de Roberto Góis tinha duas opções sobre o time do estadual.Com o convênio, montar m time forte, e caso contrário um time com menor expressividade financeira. Ainda neste período, a expectativa era de que os trabalhos começassem dia 15 de março, e até nomes de treinadores foram citados como Washington Luis dos Santos e Roberto Carlos Santos. No entanto, com a saída de Góis, toda essa situação virou um grande ponto de interrogação. Inclusive a participação do clube na Série B
Pela tabela da Federação Cearense, o Caucaia Esporte Clube tem estreia estrear na temporada 2019 dia 6 ou 7 ou de abril contra o Maranguape. A Raposa está no grupo B, ao lado de Maracanã, Maranguape, Tiradentes, e União de Brejo Santo. O grupo B tem Campo Grande, Crato, Limoeiro, Icasa e Pacajus.
A tabela do Caucaia no estadual:
1º turno
Caucaia x Maranguape (mando do Maranguape) - 6 ou 7 de abril
Caucaia x Tiradentes (mando do Caucaia) – 13 ou 14 de abril
Caucaia x Maracanã (mando do Caucaia ) – 17 de abril
Caucaia x União (mando do União) – 27 ou 28 de abril
2º turno
Caucaia x Maranguape (mando do Caucaia ) – 1º de maio
Caucaia x Tiradentes (mando do Tiradentes ) – 4 ou 5 de maio
Caucaia x Maracanã (mando do Maracanã ) – 11 ou 12 de maio
Caucaia x União (mando do Caucaia) – 18 ou 19 de maio