CORRENDO CONTRA O TEMPO
Treinador da Raposa quer
agilizar trabalhos para estreia
|
Jogadores do Caucaia iniciam treinos visando o estadual (Fotos: Rivail Oliveira/Esportivo CE) |
Rivail Oliveira/Esportivo CE - @oesportivoce
Um grande desafio pela frente: Faltando pouco mais de duas semanas, preparar um time para o dificil Campeonato Cearense da Série B de 2019, onde tem estreia dia 10de abril jogando em Maranguape (ou Caucaia, possivelmente), contra o Maranguape. Desta forma começou o trabalho do técnico Washington Luiz do Santos no Caucaia Esporte Clube nesta semana.
No ano passado, o treinador teve pelo menos 30 dias para preparar o time para a Taça Fares Lopes, quando levou a Raposa Metropolitana a um inédito e histórico vice-campeonato, o treinador, que tem no currículo vários acessos, e neste ano levou o Barbalha ao título do primeiro turno da primeira divisão e a uma vaga na Copa do Brasil na Raposa dos Canaviais.
Mas essa questão (tempo curto) está preocupando o técnico, que falou ao
Esportivo: " Esse é mais um desafio para todos nós. Sabemos que alguns times estão na frente (na preparação), mas vamos bsucar chegar. Precisamos da doação ao máximo e fechar o grupo (de jogadores), o mais rápido possivel para nosso trabalho. Na sexta já iniciamos o trabalho com bola", disse. Segundo o treinador, os jogadores que devem chegar da Série A do cearense não terão esse problema da questão fisica pois vem em ritmo de jogo e no aspecto físico e vai se dar uma carga maior aos outros para igualar: "Acreditamos que poderemos ter o time próximo a 80% do ideal na estreia", comentou Washington Santos.
|
Washington: de volta à Raposa Metropolitana |
Depois de comandar o Caucaia na Fares Lopes, o Barbalha na primeira, o treinador disse que considera diferenciada e mais pegada a Série B. "Temos temos que se preparam mais, questões de campo, torcida, arbitragem, um campeonato mais pegado. Por isso que precisamos nos preparar bem. Nosso planejamento é se classificar na primeira fase entre os oito, depois ir para o mata-mata em condições e só depois ai pensar em acesso", explicou Santos. O técnico disse que gostaria de contar com um jogador como Ciel, que além de ser um atleta que desequilibra dentro de campo, fora dele ajuda, une o grupo e tem liderança, e destacou outros nomes com esse perfil no elenco atual como Moré e Erandir.
O treinador ainda falou de sua passagem pelo Barbalha, elogiou o time dentro e fora de campo na primeira fase, onde foi campeão do primeiro turno, mas que no segundo ocorreram questões de ordem interna e o clube não conseguir repetir, mas frisou que valeu pelo trabalho e pela vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
|
Washington fala com atletas antes de treino inicial |
Elenco treina até no domingo
Tentando recuperar o tempo perdido, o Caucaia, que se apresentou na quarta-feira com onze jogadores, treina até domingo, inclusive iniciando nesta sexta-feira os trabalhos com bola. Fisicamente o preparador Arimateia tenta moldar o grupo para o estadual.
Se apresentaram na quarta-feira esses jogadores: Erandir (zagueir), Lincoln (volante), Cleo (meia), Rian, ex-Barbalha (lateral esquerdo), Moré (atacante), Vanderlan (atacante), além de Felipe, Alyson Caucaia, Renato, Vitor. Por sinal Vitor, do Parque Soledade, foi um dos aprovados na avaliação feita segunda e terça-feira. O goleiro Léo, o zagueiro Luiz Gustavo se apresenta, neste sábado.
O atacante Thiaguinho, o lateral Sadrake e Valclicio, devem se apresentar junto com outros jogadores até segunda-feira. O volante Jair defende o Potiguar-RN até dia 3 de abril e depois deve se apresentar.
Ciel
Depois de deixar o ASA nestas semana, o atacante Ciel pode ser uma das novidades do Caucaia para o estadual. Com a eliminação do time alagoano do estadual, Ciel acabu saindo, junto com mais 14 jogadores, pois o ASA joga a Série D e vai montar um plantel novo. Ciel marcou três do nove gols do alvinegro alagoano no semestre. No ano passado o atacante foi um dos destaques do Caucaia na campanha do vice-campeonato da Taça Fares Lopes
ENTREVISTA: WASHINGTON FALA AO ESPORTIVO
Estreia muda para dia 10
Outra novidade apurada pelo
Esportivo foi que o Caucaia deve estrear dia 10 e não mais dia 7 de abril na Série B do estadual contra o Maranguape, que tem mando da partida. Porém, o jogo deve ser em Caucaia, no estádio Raimundo Oliveira. Nesta semana, Segundo o Caucaia EC, O estádio municipa se encontra sem laudos, porém a expectativa é que ele seja liberado até lá. O presidente o Maranguape Manuel Bocão já esteve reunido com o Secretário de Esportes Ribamar Santos para fazer uma parceria e o Maranguape mandar seus jogos ano Raimundão também.
Estádio para apenas 4 mil
No entanto, mesmo que a Raposa consiga o laudo junto ao Corpo de Bombeiros, para a liberação, o Raimundão só poderá ter liberado 4 mil dos 8 mil lugares que poderia receber. Segundo o Caucaia, o o Corpo de Bombeiros só liberam os laudos para os 8 mil lugares forem atendidas todas as exigência em todo estádio.
Ainda é preciso a instalação de corrimões para todas as arquibancadas. Assim como , túneis de acesso aos vestiários. Por conta disso, hoje se for passar para o outro lado das arquibancadas é preciso passar pelo mesmo local que os atletas entram no campo, e isso é vetado pelas autoridades e federação. Portanto, só devem ser liberados 4 mil o lugarres, do portão do vestiário do Caucaia até o portão do vestiário dos visitantes.
A primeira rodada do estadual
O Campeonato Cearense da Série B começa entre os dias 6 a 10 de abril, segundo a tabela da Federação Cearense, com quatro jogos: Maranguape x Caucaia, Tiradentes x União, EC Limoeiro x Crato e Pacajus x Campo Grande (Icasa e Crato estreia na segunda rodada). Confira a tabela do Caucaia no estadual:
1º turno
Caucaia x Maranguape (mando do Maranguape) - 10 de abril
Caucaia x Tiradentes (mando do Caucaia) – 13 ou 14 de abril
Caucaia x Maracanã (mando do Caucaia ) – 17 de abril
Caucaia x União (mando do União) – 27 ou 28 de abril
2º turno
Caucaia x Maranguape (mando do Caucaia ) – 1º de maio
Caucaia x Tiradentes (mando do Tiradentes ) – 4 ou 5 de maio
Caucaia x Maracanã (mando do Maracanã ) – 11 ou 12 de maio
Caucaia x União (mando do Caucaia) – 18 ou 19 de mai