Alvinegro pronto para "repeteco"
da final da Copa do Nordeste
O Ceará está pronto para a partida contra o Bahia, no próximo domingo, 23/08, às 20h, na Arena Castelão, válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco alvinegro se reapresentou na tarde desta sexta-feira, 21/08, no CT de Porangabuçu, e começou a preparação para o jogo. O time trabalhou neste sábado.
Os atletas que disputaram a partida contra o Vasco realizaram trabalhos de recuperação muscular e preventivos no departamento médico, além de avaliações com o departamento físico e de fisiologia do clube. O restante do grupo que não atuou os 90 minutos contra o time carioca fez uma atividade no gramado do Vovozão sob o comando do treinador Guto Ferreira e de seus auxiliares.
Antes do treinamento, atletas e comissão técnica realizaram mais uma seção de exames para Covid-19, os resultados saem em até 24 horas. O Alvinegro realiza o último treinamento antes do confronto contra os baianos na tarde deste sábado, 22/08, em Porangabuçu.
Vozão - Na zona de rebaixamento e ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Ceará tentará desencantar diante do Bahia, na reedição da final da Copa do Nordeste, marcada para este domingo, às 20h, na Arena Castelão. A pressão pela sequência negativa deverá antecipar o retorno de Vinícius ao time titular. Ele já havia ficado no banco de reservas na derrota por 3 a 0 diante do Vasco da Gama.
Além de Vinícius, Guto Ferreira poderá contar com Felipe Baxola, outro candidatíssimo a aparecer entre os titulares. Por outro lado, o zagueiro Klaus e o atacante Rodrigão ainda estão em fase de transição de suas respectivas lesões e dificilmente serão relacionados. O treinador optou pelo mistério a fim de surpreender o adversário, o qual derrotou duas vezes na final da Copa do Nordeste (3 a 1 e 1 a 0).
Com isso, Guto Ferreira deixou algumas dúvidas na equipe, principalmente no meio de campo. A tendência é que Ricardinho saia para dar lugar a Vinícius. Já Felipe Baxola disputará posição com Mateus Gonçalves. No ataque, Cléber deverá atuar sozinho no ataque. Existe, porém, uma possibilidade de Rafael Sobis iniciar o duelo. Charles ou Fabinho poderão sair.
"Acho que nós temos que melhorar sim, a gente tem trabalhado e de repente tomar posturas mais simples, tentar ser mais sólido e buscar os resultados dentro das estratégias, mais humildes, encorpar novamente, subir o nível de confiança e soltar o futebol. O grande detalhe é ser efetivo nas primeiras chances porque você obriga o adversário a sair. Vamos trabalhar para isso, a começar do duelo contra o Bahia", disse Guto.
Tricolor baiano - No Bahia no Campeonato Brasileiro, o técnico Roger Machado irá para o duelo contra o Ceará sem o goleiro Douglas Friedrich, vetado com dores na coxa. Ele, inclusive, foi substituído durante o empate por 1 a 1 com o São Paulo, em pleno Morumbi.
O tricolor baiano não contará com o volante Flávio, que segue negociando com o futebol da Turquia. Com isso, Elton e Gregore seguirão brigando por uma vaga no meio de campo do clube tricolor, que conta também com Ronaldo e Rodriguinho.
Roger avalia - "Jogamos bem (contra o São Paulo), uma partida consistente. Tomamos o gol no final da partida, não tira os méritos do nosso ponto conquistado fora de casa. A equipe está evoluindo. Vou sempre buscar colocar jogadores mais frescos para atuar. Acredito em um grande jogo contra o Ceará", disse Roger Machado. Os jogadores não falam mas ou tricolor está "engasgado" com o Ceará desde a perda do título da Copa do Nordeste. Na decisão do torneio, o time de Roger Machado perdeu os dois jogos (3 a 1 e 1 a 0), ambos no Pituaçu, em Salvador.
Times e arbitragem - Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles, Fabinho, Vinícius, Mateus Gonçalves (Felipe Baxola) e Fernando Sobral; Cleber. Técnico: Guto Ferreira. Bahia: Anderson; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Rodriguinho; Élber, Gilberto e Rossi. Técnico: Roger Machado. Apita o jogoo: Wagner do Nascimento Magalhaes - FIFA (RJ), assistido por Thiago Henrique Neto Correa Farinha - RJ e Thiago Rosa de Oliveira - RJ
Situaçao do Brasileiro
5a rodada
Sábado, dia 22
16 horas Atlético Paranaense x Fluminense
19 horas Internacional x Atlético Mineiro
21 horas, Goiás x Atlético Goianiense.
Domingo dia 23
11 horas, Flamengo x Botafogo
16 horas: Palmeiras x Santos, Red Bull Bragantino x Coritiba, Vasco x Grêmi
19 horas: Sport x São Paulo e Ceará x Bahia.
Dia 23 quarta-feira
20 horas Corinthians x Fortaleza.
Classificação – pontos ganhos
1) Vasco, Inter e Atlético-MG, 9 pontos
4) Bahia e Santos, 7
6) Athletico-PR e Grêmio, 6
8) Palmeiras, Botafogo, Red Bull, 5
11) Corinthians, Atlético-GO, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Sport e Flamengo, 4
18) Goiás, Ceará, 1
20) Coritiba, 0