Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at sexta-feira, agosto 07, 2020
CALENDÁRIO BRASILEIRO DE 2020 INVADINDO 2021
Finais do Cearense e demais
competições em compasso de espera
|
Impasse continua sobre a final do Cearense e demais competiçoes no 2o semestre (F: Felipe Santos/Ceara SC) |
Rivail Oliveira/Esportivo CE
Em compasso de espera e de definições. Assim está o futebol cearense em relação aos seus próximos campeonatos em 2020. O Portal Esportivo conversou com a assessoria da Federação Cearense de Futebol nesta semana, e foi passada uma situação geral dos certames que faltam concluir ou iniciar em 2020, e que foram prejudicados pela pandemia do Covid-19.
Num resumo rápido, a FCF não definiu ainda as datas das finais, que não devem ocorrer em agosto; os inícios da segundona e a terceira, também dependerão do avanço ou não da pandemia no estado, embora alguns cravem que a Série B comece na segunda semana de setembro. Os campeonatos feminino, sub-15 e sub-17 devem ocorrer, mas a data ainda é incerta. Já os certames sub-13 e sub-15 seguem como ponto de interrogação se irão ocorrer.
Porém, o calendário do futebol brasileiro de 2020 deve invadir o de 2021 A Confederação Brasileira de Futebol publicou no inicio de juho o calendário revisado de competições profissionais masculinas para o ano de 2020. A temporada tem o encerramento previsto para o dia 24 de fevereiro de 2021. Com isso, os estaduais, entre eles o Cearense, segundo apurou o Esportivo, junto à FCF, poderá ter mudanças bastante drásticas. Por isso também da cautela da Federação em divulgar as datas das próximas competições do estado.
Finais da Primeira divisão: interrogação
Segundo informou a FCF, em relação à primeira divisão, que já tem os finalistas, Ceará e Fortaleza, segundo a Federação, as finais não devem ocorrer em agosto por conta dos compromissos dos dois times, com o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Embora se especule que as finais podem ser em setembro, a Federação através do presidente Mauro Carmélio, está em conversa com a CBF para homologar as datas, mas nada está resolvido neste sentido.
Ao fim da primeira divisão, foram rebaixados para a segunda do ano que vem, ainda na primeira fase, depois de sete rodadas, o Floresta com 6 pontos e o Horizonte com 2, e o Guarany de Sobral, campeão do turno, com 15, assegurou vaga na Série D e Copa do Brasil de 2021. Confira a pontuação dos demais clubes: Barbalha, 14; Ferroviário, 12; Atlético e Caucaia, 8; Pacajus com 7 pontos.
Ao fim da segunda fase, que contou com os seis times remanescentes da primeira, mais Ceará e Fortaleza, o Tricolor de Aço terminou em primeiro com 18 pontos, seguido pelo rival Vozão com 14, e do Ferroviário com os mesmos 14 pontos; vieram a seguir: Guarany com 13, Atlético com 10, Caucaia com 4; e ainda Pacajus com 4 e Barbalha com 3 pontos.
Destacando que asseguraram vagas direto para o Brasileiro da Série D de 2021, Guarany e Atlético; e o Caucaia, pelo ranking da pontuação dos clubes das federações, pode herdar uma terceira vaga para o estado na Série D do ano que vem. Lembrando que nas semifinais, após a quarentena, o Fortaleza fez 1 a 0 no Guarany e o Ceará, 1 a 0 no Ferroviário. Agora Ceará e Fortaleza aguardam duas datas para realizarem as finais do estadual.
Segunda Divisão
De acordo com a Federação, o Cearense da Série B de 2020 ainda não tem data prevista para começar. O Esportivo conversou com os dirigentes de algumas equipes que acreditam que a divisão de acesso deverá começar na segunda quinzena de fevereiro. Porém, a FCF informou que ainda não sabe pois aguarda a melhora da situação da pandemia do Covid-19 no interior, onde se encontram 50% dos clubes participantes – Campo Grande, Crato, Guarani de Juazeiro, Iguatu e Icasa (completam a lista, Itapipoca, Maranguape, Pacatuba, Tiradentes e União.
A primeira rodada já se sabe: Crato x Campo Grande, Icasa x Pacatuba, Iguatu x União, Maranguape x Itapipoca e Tiradentes x Guarani. Na segundona do ano passado, Caucaia e Pacajus subiram para a elite do futebol cearense, e foram rebaixados para a terceira, Maracanã e Esporte Limoeiro.
Terceira Divisão
A mesma situação, é aplicada ao Cearense da Série C. O Departamento Técnico da Federaçao ainda não tem uma estimativa, segundo apurou o Esportivo, de quando deve começar a terceirona, sendo que se espera uma melhora do quadro do estado principalmente no interior em relação à pandemia do Covid.
No ano passado, seis times participaram da competição: Verdes Mares, Pacatuba, Arsenal (de Caridade), Nova Russas, Itapipoca e Tianguá. Acabaram conseguindo o acesso, Pacatuba e Tianguá, que eliminaram nas semifinais a Verdes Mares e Nova Russas.
Fares Lopes, Feminino, 15 e 17
Segundo a Federação Cearense, ainda não há uma confirmação oficial da realização e de quando poderá começar a Taça Fares Lopes, que tem o Caucaia como atual campeão, após ter vencido o Atletico na final. O torneio dá vaga para a Copa do Brasil de 2021.
Por outro lado, a FCF confirmou ao Esportivo que três competições asseguradas para o segundo semestre: o Campeonato Cearense Feminino, e os campeonato s Sub-17 e Sub-20. Mas as datas ainda não foram oficializadas pela entidade.
No feminino, em 2019, cinco clubes participaram: Ceará, Fortaleza, São Gonçalo, Tianguá e Menina Olimpica. Foram para a final em jogo único, Ceará e Fortaleza, com vitória e título das meninas do Vozão por 3 a 0, em jogo realizado no PV. Lembrando que o Caucaia não jogou, e segue como maior campeão estadual feminino da história com seis títulos.
No sub-17, 17 times participaram em 2019: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Floresta, Tiradentes, Anjo do Céu, Atletico, Pague Menos, Verdes Mares, Rio Branco, Alvinegro, Juazeiro, Santa Cruz, Itapipoca, São Gerardo, Horizonte e Estação. Foram para as finais, Fortaleza e Ceará, com vitória do Vozão por 2 a 1 no primeiro jogo, empate por 1 a 1 no segundo e o título indo para o alvinegro de Porangabussú.
No sub-20 de 2019 participaram 22 equipes: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Tiradentes, Floresta, Atletico FC, Clube Atlético Cearense, Juventus, Rio Branco, Estação, Santa Cruz, Verdes Mares, Pacajus, Horizonte, Maranguape, São Gerardo, Tianguá. Anjos do Céu, Juazeiro, Palmácia e Alvinegro. Chegaram às finais, Ceará e Fortaleza; no primeiro jogo o Vozão fez 1 a 0, e deu empate sem gols no segundo, com o Ceará ficando com o título da categoria.
Sub-13 e sub-15
Outra incógnita é em relação aos campeonatos sub-13 e sub-15 neste ano. Por conta da pandemia do Covid-19, não houve ainda uma confirmação oficial da Federação sobre a realização desses certames. Segundo a FCF, tudo dependerá do avanço ou não da pandemia (no interior principalmente) e do que o Governo do Estado vai liberar ou não.
Em 2019, jogaram o sub-13: Fortaleza, Ceará, Floresta, Juazeiro, FC Atlético, Estação, Maranguape, Santa Cruz, Anjos do Céu, Juventus e Rio Branco. A final em jogo único reuniu Ceará e Fortaleza com vitória dos meninos do Vozao por 4 a 3 nos penais depois de 1 a 1 no tempo regulamentar.
Dez clubes participaram do certame sub-15 de 2019, dez clubes: Fortaleza, Ceará, Ferroviário, Floresta, Pague Menos, Juazeiro, Anjos do Céu, Santa Cruz e São Gonçalo. Foram para as finais, Floresta e Ceará, que eliminaram nas semifinais, Juazeiro e Fortaleza. Na final, o Verdão da Vila Manoel Sátiro ficou com o título, 2 a 1 nos meninos do Vozão.