Temporada começa junho na Espanha
Recuperado, Carlos Mário pensa
em voltar ao topo do ranking
|
Carlos Mário inicia temporada em junho na Espanha (Arquivo) |
O caucaiense tetracampeão mundial, Carlos Mário espera a volta normal das competições em nível mundial do kitesurf para quem sabe retornar ao topo do ranking. A pandemia do Covid -19 atrapalhou toda a temporada passada e essa. Para Carlos Mário foi pior porque além da pandemia, ele sofreu uma grave lesão para sua recuperação, física inclusive, precisou ficar de fora de boa parte da temporada de 2020. A primeira competição de 2021 será junho, em Tarif na Espanha.
Na ultima competição, em novembro de 2020, no free style, na Ilha de Guajiru-CE, Carlos Mário passou pela terceira bateria, contra Manoel Soares e Maxime Chabloz, pela quarta conta Kalu de Souza, Valentim Garat e Lorenzo Calcano. Mas parou na quinta bateria, antes das semifinais, concorrendo contra o mesmo Kalu de Souza, Maximo Chablotz e Manoel Soares. Na grande final, Chablotz foi campeão da etapa com 36,73 pontos, ficando com o vice, Eric Andersen, em terceiro Manoel Soares e em quarto Juan Rodrigues.
Segundo o ranking ainda de 2020, Carlos Mário é o nono colocado, pois devido à recuperação de uma grave contusão ficou de fora a maior parte da temporada, mas mesmo assim somou 420 pontos. O líder do ranking foi o suiço Maxime Chablotz com 1000 pontos, à frente dos brasileiros Eric Anderson, com 870 e Manoel Soares, com 770. Depois vieram: o colombiano Juan Rodrigues com 700, os brasileiros Alex Neto e Guilherme Costa com 580, o colombiano Valentim Rodrigues com 500, e o espanhol Liam Whaley com 500 pontos.
Cearense Sol soberana
|
Mikaili Sol, supercapeã mundial de kitesurf (Divulgaçao)
|
No feminino, a cearense Milaili Sol, de Jericoaquara, segue absoluta. Foi campeã da temporada de 2020 e liderou o ranking com 1000 pontos, contra 870 da espanhola Rita Arnaus, 770 da francesa Pipa Van Iersel, 700 da espanhola Flávia Leon, e 580 pontos, da sueca Nathalie Lambrecht e da theca Paula Novotna.
Outras brasileiras no ranking: Dionéia Vieira, nono lugar e Estefania Rosa décima, ambas com 420 pontos.
2021 com cautela e proteção para os atletas
Segundo a Global Kitesurf Associations que organizao mundial, para 2021 é preciso paciência e pensar em segurança, devido a pandemia mundial:
"Estamos prontos para colocar 2021 em funcionamento. No entanto, devemos permanecer pacientes, flexíveis e capazes de agir conforme as regras e regulamentos continuam mudando. Prevemos a realização dos eventos a seguir, no entanto, agradecemos sua compreensão enquanto trabalhamos para fornecer a confirmação final no que inevitavelmente serão as semanas que antecedem cada evento. É nosso objetivo fornecer um ambiente de competição seguro para nossos atletas e equipe e trabalharemos dentro dos parâmetros definidos por cada país anfitrião e órgão regulador", informou a entidade.
Calendário
Em relação ao calendário, a entidade divulgou as datas. Na categoria de Carlos Mário, as competições iniciam em junho, em Tarifa, na Espanha, passando julho por Fuerteventura, na Espanha, em agosto por Kalpitiya no Sri Lanka, em setembro em Bel Ombre nas Ilhas Mauricio, em outubro em Diego Suarez em Magadascar, chegando em outubro ao Brasil, no Ceará - provavelmente em Caucaia, e fechando em Neon na Arábia Saudita no mês de novembro. Confira o calendário completo
Free Style
22 a 27 de junho em Tarifa, Espanha (TBC)
23 a 28 de julho em Fuerteventura, Espanha
5 a 10 de agosto em Kalpitiya, Sri Lanka (TBC)
18 a 26 de setembro em Bel Ombre, Maurício
5 a 10 de outubro em Diego Suarez, Madagascar (TBC)
24 a 31 de outubro no Ceará, Brasil (TBC)
23 a 27 de novembro em Neom, Arábia Saudita
Kitesurf
23 a 28 de março em Dakhla, Marrocos (TBC)
17 a 21 de julho em Gran Canaria, Espanha (TBC)
17 a 22 de agosto em Sylt, Alemanha
6 a 11 de setembro em Hvide Sande, Dinamarca
18 a 26 de setembro em Bel Ombre, Maurício
24 a 31 de outubro no Ceará, Brasil (TBC)
Hydrofoil Freesyle (TBC)
Youth Freestyle (all TBC) De
1 a 5 de abril em El Gouna, Egito
15 a 18 de abril em Saint-Pierre La-Mer, França
7 a 10 de maio na Sicília, Itália