Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at sexta-feira, junho 02, 2017
Governador confirma Centro de Esporte em Caucaia
|
Caucaia ganhará sua "Areninha", segundo o governador Camilo Santana |
Neste mês de maio, o governador Camilo Santana confirmou a construção em Caucaia de um Centro de Esporte para Futebol, popularmente conhecido como Areninha. Segundo Camilo Santana, 33 cidades serão beneficiadas. A escolha foi feita de acordo com nota técnica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e toma como base o tamanho da população de 15 a 29 anos residente em zona urbana. As Areninhas serão financiadas com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) e contrapartida dos municípios.
O anúncio do governador respalda o resultado de audiência ocorrida em Fortaleza no último dia 23 de março, da qual o prefeito Naumi Amorim participou para tratar da construção da Areninha em Caucaia. Ele reuniu-se com o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social Josbertini Clementino.
“Investir no bem-estar da população, sobretudo no esporte, foi uma de minhas promessas. Nossa adesão a esse projeto do Governo só vem a somar com as nossas ações, entre as quais as de construção de areninhas em diversos bairros”, diz Naumi. Como forma de reforçar a política municipal de esporte, o prefeito reabriu o Estádio Raimundo de Oliveira (Raimundão) - fechado por cerca de sete anos – e determinou a execução de um mapeamento de projetos amadores e profissionais em toda a Caucaia.
Além de Caucaia, serão contemplados com Areninhas os seguintes municípios: Aracati, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Acaraú, Aquiraz, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Crateús, Crato, Eusébio, Icó, Maracanaú, Sobral, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Quixadá, Russas, Tauá, Tianguá e Paracuru.
Estrutura
As Areninhas seguirão o modelo das implantadas em Fortaleza. Contemplarão espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Para tanto, os terrenos terão área média de 95m x 73m e os campos esportivos de 85m x 60m, de preferência em área de várzea na sede do município.