O titular da Secretária de Esportes e Juventude de Caucaia, secretário Ribamar Santos falou ao Esportivo Regional, Santos enfatizou o trabalho que vem sendo feito pela pasta. Entre eles, o “Programa 2º Tempo”, que é um projeto que leva esporte para as comunidades, através das escolas.
“Nele, Caucaia foi aprovada em primeiro lugar no Estado do Ceará e segundo lugar no Brasil. Teremos catorze núcleos funcionando em todo o município, com trabalho de base em vários esportes para permitir que um grande número de crianças e jovens tenham acesso ao esporte na cidade”, disse Santos, que enfatizou ainda o trabalho especial com as artes marciais em Caucaia.
Ribamar Santos também informou que diversos deputados estaduais e federais vem trabalhando para trazer a Caucaia e para o fortalecimento do esporte da cidade, recursos através de emendas. “São iniciativas que darão a Caucaia um maior desenvolvimento ainda para o esporte da cidade a partir do início do ano que vem. Começamos nosso trabalho em abril deste ano, mas já com muitos avanços. E o desportista caucaiense pode esperar que teremos muta novidade. E que 2018 será o ano do esporte em Caucaia", disse.
O esporte de Caucaia vem recebendo um destaque especial neste ano e tanto o futebol, quanto nas demais modalidades vem tendo uma atenção especial. Falando ao Esportivo Regional, o secretario de Esportes e Juventude Ribamar Santos destacou esses pontos.
Eem especial as obras no Estádio Municipal, a vinda de eventos de porte estadual, nacional e internacional para a cidade, a construção de uma Areninha e mini-Areninhas por toda a cidade, entre outras ações que visa transformar Caucaia uma potência esportiva. Destacou ainda o tralho de toda sua equipe neste projeto do prefeito Naumi Amorim, de crescimento do desporto da cidade.
Uma areninha e 75 mini-areninhas – Numa parceria com o Governo do Estado, o secretário anunciou que Caucaia terá uma grande Areninha. Ecom recursos da Prefeitura, a cidade contarpa com 75 mini-areninhas, que serão montadas por todo o município nos campos de futebol society. “Já está no processo de licitação essas 75 mini-areninhas, e uma boa parte já queremos inaugurar neste ano para dar entretenimento para os caucaienses”, explicou. Segundo Ribamar Santos, os locais das mini-areninhas e da Areninha ainda não foram definidas e dependem de estudos que estarão sendo realizados pela Prefeitura.
Estádio pronto para jogos
- Segundo o secretário de Esportes, Ribamar Santos, foram feitas obras de acessibilidade para deficientes físicos, cadeirantes, deficientes visuais. Foram também feitas obras para adequarem as arquibancadas e o alambrado do Estádio Municipal. “Além das obras para garantir acessibilidade e adequação às arquibancadas, que foram numeradas, a prefeitura realizou serviços de segurança, as entradas e saídas de emergência. Tudo que se exige para jogos oficiais, por parte da Federação Cearense e da CBF foi feito. Nosso estádio tá pronto. E om a liberação do Ministério Publico (estadual), apto a receber jogos oficiais” destacou. Santos.
Capital do esporte
Cidade dos esportes - O secretário reafirmou a intenção do prefeito Naumi Amorim em busca transformar Caucaia na Capital do Esporte no Estado do Ceará. “Além do futebol, estamos trabalhando forte em outros esportes como o voleibol (time da Fatene), Basquete (Roma Caucaia), futsal e outros. O secretário destacou ainda a realização de um Campeonato de artes marciais na cidade no shopping local
Lei de incentivo
Foi aprovada pela Câmara uma lei de incentivo aos atletas, uma ajuda em forma de bolsa que permite fazer com que eles possam participar de competições em outras cidades e até estados, levando o nome de Caucaia. “E todas as obra e projetos se devem a nossos captadores de recursos”,disse Ribamar. Segundo ele, o o Programa Segundo Tempo, que visa levar o esporte e beneficiará logo no começo dez escolas de Caucaia, no inicio de 2018. Temos ainda outros diversos projetos que estamos encaminhando para Brasilia, que devem ocorrer em 2018 .
Programa segundo tempo em 2018 na cidade
Apoio político para o esporte local – O secretário Ribamar Santos destacou que além do apoio dos vereadores da cidade para o fortalecimento do esporte local, Caucaia conta com o respaldo de parlamentares da Assembléia Legislativa e em nível federal, para conquistar verbas e incrementar ainda mais o desporto local.
“O prefeito Naumi Amorim tem uma grande rede de contatos importantes na política nacional. Isso já vem sendo trabalhado. Hoje trabalhamos com o orçamento de 2016, mas para 2018, estamos trabalhando em cima do Plano Plurianual, e buscam agregar recursos junto a deputados estaduais na Assembleia Legislativa; temos deputados na Câmara Federal que também estão conosco neste projeto de fortalecimento do deporto de Caucaia." disse.