Goleiro da cidade jogará Intercontinental na Rússia
|
Genuca, de Caucaia para o mundo: agora na seleção de futebol de salão |
O goleiro e treinador de Caucaia, Antônio Roberto da Costa Genuca Júnior, 32 anos, vai representar o Brasil este ano, em outubro, no Intercontinental de Futebol de Salão Original, que acontecerá em outubro deste ano, na Rússia. Cabo da Policia Militar do Ceará, Genuca participa do campeonato organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), que contará com as presenças dos selecionados da Nigéria, da China, da Bélgica e da Austrália.
Treinador da Jurema Futsal, o caucaiense, divide a função no PM onde está desde 2010, com o trabalho de revelação de jogadores na Jurema Futsaltrês vezes por semana, no ginásio da Jurema, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. “É uma rotina cansativa. A gente tem família, também se dedica aos estudos, exerce um papel importante dentro da instituição PMCE e tem que ‘dar o gás’ nos treinos, que incluem academia e equipe”, disse o treinador, falando ao site da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará.
A carreira
O caucaiense Genuca começou no futebol de salão aos oito anos, como goleiro, no Projeto ABC, no o Conjunto Ceará. Ingressou na seleção do colégio onde estudava; aos 13 anos atuou no futebol de campo, foia provado no Ferroviário, onde permaneceu até 15 anos. Passou pelo União, de José Walter, jogando o cearense de base.
No futebol de salão, nesta época treinava na AABB. No campo jogou pelo Ceará Sporting Club, de 2000 a 2005, passando pelas categorias sub 15, sub 17 e sub 20.
Fora das quadras, Genuca fez a partir de 2005, a faculdade de Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Em 2008 começou o curso de Ciências Contábeis, onde se formou em 2015. No ano seguinte iniciou a Pós-Graduação em Gestão Pública. Na PMCE, foi goleiro na Seleção do Ronda do Quarteirão e na equipe da Polícia Rodoviária Estadual. Jogou também na 3a Companhia de Policiamento de Guarda.
|
Genuca na Seleção da CBFS |
Nesse período, conciliou os estudos com a atividade esportiva, participando de várias competições amadoras de futebol, futebol society e futsal. E, em 2015, Genuca voltou aos treinos com o objetivo de jogar competições de alto rendimento, pela equipe do MS Futsal.
Disputou dois campeonatos cearenses de Futebol de Salão Original, sendo escolhido um dos 3 melhores goleiros da competição, em 2016. No mesmo ano disputou o I Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão Original pela equipe do Tiradentes. No mesmo ano, mas já atuando no Jurema Futsal, disputou a Taça Brasil. Em 2017 foi campeão cearense de Futebol de Salão Original pelo Jurema Futsal, e foi escolhido o melhor goleiro da competição.
Na seleção
Foi chamado para a Seleção brasileira em abril de 2017. O chamado foi para quatro jogos amistosos contra a Argentina, pelo Desafio Mundialista, valendo troféu em cada uma das partidas. Atuou na quarta partida, a única vencida pelo Brasil, onde foi escolhido o melhor jogador em quadra, com boa performance no tempo normal na disputa de pênaltis, onde pegou uma das cobranças de nosso “hermanos”.u
Um misto de surpresa e emoção, pois com vários anos sem treinar efetivamente para competições de alto rendimento, voltar bem e conseguir essa oportunidade dois anos depois, foi sem dúvida uma grande surpresa”, comentou o arqueiro e PM, que completou: “emoção, porque todo atleta sonha em representar seu país e vestir aquela camisa verde e amarela, principalmente quando se tem a oportunidade de enfrentar os nossos maiores adversários”., finalizou.