CAUCAIA 1X0 FERROVIÁRIO - PRIMEIRO PASSO FOI DADO
Tricolor usa a cabeça, vence no Castelão com personalidade
Com a vitória, Caucaia pode até perder por um gol no segundo jogo, domingo, 16h no PV que ainda será campeão; Ferrão terá que vencer por dois gols de saldo
|
Vanderlan vibra com o gol da vitória tricolor ( Fotos: Repr. FCFTV) |
Rivail Oliveira/Esportivo CE
Mais uma atuação espetacular e irrepreensível, o Caucaia Esporte Clube conquistou nesta noite de quarta-feira uma importantissima vitória por 1 a 0 contra o Ferroviário, campeao brasileiro da Série D, no Estádio Arena Castelão, e deu um grande passo na briga pelo inédito e histórico título da Taça Fares Lopes de 2018, o segundo campeonato mais importante do Ceará e que dá vaga para a Copa do Brasil de 2019.
Foi um jogo onde o tricolor metropolitano cearense, comandado por Washington Luiz,
soube suportar a pressão feita pelo Tubarão da Barra o tempo todo, e usou muito bem os contra-golpes, tendo duas grandes chances de ampliar ainda mais a vantagem contra o time coral comandado por Marcelo Villar.
Com esse resultado, o Caucaia, que tem apenas 14 anos de vida, e já jogava por dois empates, entra em campo na segunda final, domingo que vem, no Estádio Presidente Vargas, 16h, podendo até perder por um gol para ser campeão. Ao Ferroviário resta vencer por dois gols de saldo para ser campeão. Cerca de 70 torcedores do Caucaia estiveram acompanhando o time, entre os quais o prefeito Naumi Amorim,que vibrou muto com essa vitória.
Ferrão vem para cima,mas Caucaia se segura
Como se esperava, precisando ganhar para inverter a vantagem, o Ferroviário veio com tudo no primeiro tempo. E aos 25 segundos e dois minutos,duas vezes, Edson Carius perdeu boas chances; aos 14 Janeudo cruzou e Carius quase marca; a Raposa Metropolitana chegou aos 18 com Ciel mas o goleiro Gleibson apareceu bem; o Caucaia tentou ainda aos 20 e 22 com Netinho e Diego Silva.
O Ferrão insistiu numa cabeçada de Carius aos 24; Thiaguinho perdeu um bom contra-golpe para o Caucaia aos 30; e aos 38 novo cruzamento e Carius perdeu o gol para o Tubarão. Fim do primeiro tempo, sem gols no Castelão.
Tubarão pressiona, mas Raposa é "cirúrgica"
O “filme” do primeiro tempo, se repetiu no segundo. Abusando dos cruzamentos na área, o Ferrão tentava aproveitar a presença de Carius,mas apostou ainda nas jogadas de velocidade contra a bem postada defesa do Caucaia, que se mostrou mais eficiente no contra-ataque contando com a categoria e experiência de Ciel mais à frente.
Aos três minutos Lucas Mendes cruzou mas Carius não aproveitou; o Caucaia respondeu aos quatro com Ciel numa bela testada defendida por Gleibson. Depois disso o Ferroviário, que mudou três com 20 minutos, seguiu tentando: aos cinco e seis com Carius, que acertou o travessão do bom goleiro Rafael, do Caucaia; e aos 20 num tiro de Diogo Peixoto.
Gol da vitória
E com muita eficiência, a Raposa Metropolitana cearense abriu o placar aos 26 minutos. Ciel cobrou uma falta de forma sorrateira, com a bola enganando, Gleibson, que espalmou, para a cabeçada fulminante do menino Vanderlan, criado no futebol do subúrbio de Caucaia, que mandou para as redes corais, 1 a 0 para o Caucaia.
Nos 15 minutos finais o Ferrão partiu para o desespero e até criou boas chances com Valdeci aos 38, Jean aos
43, e Vandeci livre aos 44 parando numa bela saída de Rafael; mas o Caucaia teve duas chances de ouro para ampliar a vantagem:a os 36 com Diego Silva e 47 com Vanderlan livres. E o placar ficou assim no Castelão, 1 a 0 para o tricolor metropolitano.
Ferroviário 0x1 Caucaia
Taça Fares Lopes 2018, final; 1º jogo
Local: Arena Castelão, Fortaleza
Data: 31/10/2018 - 20h
Arbitro: César Magalhães; assistentes: Nailton Oliveira e Jailson Albano
Cartões amarelos: Gleidson, Da Silva (Ferroviário), Carlão, Lincoln (Caucaia)
Gols: Vanderlan aos 26 2 T (Caucaia)
Escalações
Ferroviário - Gleibson; Lucas Mendes. Da Silva, André Lima e Ítalo (Isac); Mazinho, Tono Galego (Valdeci), Gleidson e Janeudo; Edson Carius e Diogo Peixoto (Jean). Técnico: Marcelo Villar
Caucaia - Rafael; Talisson, Olavio , Luis Gustavo e Elves; Lincoln, Diego Silva, Carlão, Netinho (Vanderlan); Tiaguinho (Ceará) e Ciel (Moré). Técnico: Washington Luiz dos Santos