Fortaleza 4x2 Bahia (2x2)
Meninos do Leão faturam título nos penais
|
Tricolores celebram titulo da Copa do Nordeste (Fotoss: João Moretzsonh/CBF) |
O Fortaleza Esporte Clube é o campeão da Copa do Nordeste Sub-20 2018. Na tarde deste sábado (8/12), após o empate em 2 a 2 com o Bahia-BA no tempo normal, o Leão faturou o título da competição ao levar a melhor nas cobranças de pênalti. Com 100% de aproveitamento, o Tricolor do Pici venceu a disputa por 4 a 2 e levantou o troféu na Arena Batistão, em Aracaju.
O Bahia começou pressionando e criou duas oportunidades de gol logo nos primeiros minutos. Explorando as jogadas pela esquerda, o time baiano ficou muito perto de abrir o placar. Após segurar o ímpeto inicial do adversário, o Fortaleza equilibrou as ações e chegou com perigo aos 15 minutos. Principal arma ofensiva do Bahia, Caique aproveitou escanteio, subiu mais que a zaga e colocou o Bahia na frente, 1 a 0. Aos 38, o Leão do Pici respondeu na mesma moeda e, após cobrança de escanteio, deixou tudo igual, 1 a 1.
Na volta do intervalo, o Bahia repetiu o bom início de jogo e pressionou o Fortaleza, que passou a apostar nos contra-ataques. Bem postado na defesa, o Leão dificultou as investidas da equipe baiana e por pouco não virou o marcador aos 16 minutos, mas Cassiano se mostrou atento e defendeu nos pés do atacante. Aos 27, em bola levantada na área, o goleiro brilhou novamente e salvou em cima da linha.
Com mais posse de bola, o Bahia sondou o gol adversário e voltou a liderar o placar, aos 37 minutos, em bela cobrança de falta de Caio, 2 a 1. Lutando até o final, o Fortaleza levou a decisão para os pênaltis ao igualar o marcador com Vitor Jacaré, 2 a 2. Mais eficiente nas cobranças, o Tricolor do Pici venceu por 4 a 2.
O Fortaleza, que foi o único time com 100% de aproveitamento na primeira fase, eliminou o River-PI nos pênaltis antes de chegar na decisão. O Bahia chegou à final após somar cinco vitórias e dois empates em sete partidas ; liderou o Grupo C sem perder um jogo e na semifinal eliminou o Santa Cruz por 3 a 2.
A base do Fortaleza na competição: Antonio; Gutemberg, Guilherme, Juan Marley e Talisson; Wilker,Juca, João Bernardo, Wendew; Gustavo e Oliveira. Técnico:Marcone Monte Negro.
O Esquadrão jogou a final com: Cassiano, João Pedro, Enck, Rafael e Matheus Bahia; Rodrigo, Caio Mello e Railan; Edimundo, Gian e Caíque.
O Fortaleza se tornou campeão invicto da Copa do Nordeste Sub-20 neste domingo, 8, no estádio Batistão, em Aracaju. O título inédito do Leão foi conquistado diante do Bahia, nas penalidades.
No tempo normal, o duelo terminou empatado em 2 a 2. Os gols do Tricolor foram marcados por Coutinho e Jacaré. Os baianos balançaram as redes com Caique e Railan. Nos pênaltis, o Fortaleza venceu por 4 a 2.
A equipe do Pici fez uma campanha vitoriosa no Nordestão. Para chegar a final, o Fortaleza também precisou vencer o River-PI nas penalidades após empate em 1 a 1 no tempo normal. Antes, o Tricolor fez sete jogos na competição, somando seis vitórias e um empate.
Campeões falam
O Fortaleza conquistou o título nos pênaltis, e garantiu o troféu com uma campanha irretocável: terminou invicto nas oito partidas disputadas. Para superar o Tricolor de Aço na decisão, o time teve de atingir um ótimo controle emocional. Foi aí que o capitão da equipe cearense entrou em ação no Batistão, em Aracaju (SE).
Camisa 5 e dono da braçadeira do Leão, Wilker destaca a maturidade da equipe. O atleta do Fortaleza, que teve o prazer de levantar a taça após o apito final do árbitro, falou sobre o momento mais crítico do time na partida.
"Apesar de ser um grupo bastante novo eu vejo que temos muita qualidade, experiência. No momento do gol dos caras eu procurei passar o máximo de concentração, manter o pé no chão e o foco no trabalho para conseguir o resultado. Então, quando a gente conseguiu empatar o jogo, a euforia não poderia tomar conta. Mantivemos o pé no chão e deu tudo certo", destacou.
O técnico do Fortaleza Sub-20, Marconne Montenegro, mostrou orgulho da sua garotada pelo nível de concentração demonstrado por eles. O comandante do Leão destacou as dificuldades da competição e exaltou o apoio oferecido pelo clube e seus departamentos.
"A gente conversa muito com os atletas. Temos um trabalho bom no departamento de psicologia para que tenhamos equilíbrio nas partidas. Sabíamos que não seria fácil, chegamos na semifinal já com pênaltis, já tivemos esta dificuldade para passar, e hoje a gente encarou um grande do Nordeste, que é o Bahia. Saíamos atrás, mas conseguimos jogar. Não perdemos o equilíbrio quando tomamos os gols, revertemos, e fomos para uma situação muito treinada por nós, que são os pênaltis. Felizmente, tivemos equilíbrio e qualidade para conquistar o título", destacou.
História da Copa Nordeste sub-20
A Copa do Nordeste Sub-20 foi organizada por duas entidades ao longo do tempo. De 2001 a 2006 foi comandada pela Liga do Nordeste e na sua primeira edição em 2001 teve o Bahia campeão ao bater o Sport-PE por 3 x 2 na final, porém, a competição só passou a ser gerida e reconhecida pela CBF a partir de 2015, ou seja, para a entidade esta foi a quarta edição do torneio com o Fortaleza conquistando seu primeiro título. Antes tínhamos como campeões Vitória (2015 e 2017) e Coruripe (2016) – este último sendo o primeiro clube do interior a levantar a taça.
No entanto, se contarmos todas as edições (organizadas por Liga do Nordeste e CBF), o Esporte Clube Vitória é o maior campeão com quatro títulos (2004, 2006, 2015 e 2017). O Fortaleza agora tem duas taças (2005 e 2018), enquanto Bahia (2001), Sport-PE (2003) e Coruripe (2016) aparecem com apenas um cada. Em 2002, assim como de 2007 a 2014 não tivemos o torneio.