Ceará bem nos Jogos da Juventude
Os times do estado do Ceará foram bem nos Jogos Escolares da Juventude, em Natal-RN. O time cearense de basquete masculino, da categoria 15 a 17 anos, subiu ao pódio. Uma partida marcada por lances emocionantes, os alunos-atletas do Colégio Batista (CE) encarou o estado de São Paulo, representado pelos jovens desportista do Colégio Amorim. Apesar do placar final de 45 x 78, os meninos cearenses demonstraram garra e muita persistência até o apito final. "É um campeonato de nível altíssimo não tem jogo fácil, não tem um estado mais fraco, a cada resultado a gente foi evoluindo. No primeiro e segundo ano tirei quarto lugar e nessa edição conquistamos com muito esforço a 2º colocação", disse o atleta José Alberto da Silva.
O técnico Dannyel Russo enaltece o desempenho do time durante o certame na capital potiguar "Saímos com a cabeça erguida sabendo que demos o nosso máximo. Levamos para casa a medalha de prata muito valiosa. Essa medalha para nós tem um valor imenso de ficar à frente de Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, equipes que tem um campeonatos estaduais muito forte, isso nos deixa feliz e com a certeza que estamos no caminho certo", frisou.
Participando pela segunda vez dos Jogos Escolares da Juventude, a aluna-atleta Luana de Oliveira, da Escola Dom Antônio de Almeida Lustosa, em Fortaleza, não deu chances a sua adversária e levou a esperada medalha prateada na categoria médio - abaixo de 58 kg. "Eu treinei muito esse ano, estava com muita vontade de medalhar e dei meu máximo, ganhei quatro lutas e a final. Daqui para frente quero treinar mais e conquistar o ouro nos próximos Jogos Escolares", disse a judoca.
As primeiras conquistas vieram na modalidade do atletismo. O primeiro a consagrar-se campeão foi o aluno-atleta da EMEIF Maria Vidal Marques, Gabriel Marques Bezerra, na categoria de 12 a 14 anos, no lançamento de dardo, onde conseguiu a marca de 48.12 metros e assim ficou com o terceiro lugar, levando a medalha de bronze para o Ceará. Depois foi a vez de Gabriel Barros de Queiroz Freitas, na categoria de 15 a 17 anos, do Colégio Militar de Fortaleza. Ele alcançou a marca de 7.13 metros no salto em distância, em prova muito acirrada, também conquistando a medalha de bronze.
Mais competições
Um ippon com 6 segundos de disputa foi a grande façanha do aluno-atleta, Pedro Gomes, da categoria 12 a 14 anos, do Colégio Joaquim Barroso Neto. O estudante que está participando dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) pela segunda vez já conquista o grande título no terceiro e último bloco. "O que me levou ao ouro foi muito esforço e dedicação, com toda a ajuda do meu Estado revelamos mais um atleta e mostramos aos participantes que o Ceará tem grandes atletas", relata o medalhista. Ademais, o basquete feminino e a luta olímpica e seguem na fase de classificação do certame.
Classificados direto para a Etapa Nacional
Embora a medalha nas outras modalidades coletivas, as equipes conseguiram acesso antecipado aos Jogos Escolares da Juventude de 2019, pois disputaram o 5º lugar e venceram seus respectivos confrontos. A equipe de voleibol feminino de 12 a 14 anos, do Colégio Antares – Dunas, venceu o Colégio Novos Tempos (MG) por 2 sets a 1, com parciais de 25x13, 23x25, e 15x13. No voleibol masculino de 15 a 17 anos, foi a vez do Colégio Batista mostrar sua força, vencendo Centro Educacional 02 do Cruzeiro (DF) por 2 sets a 0, com parciais de 20x25 e 23x25. O futsal feminino de 12 a 14 anos, do Colégio Silva Sales também carimbou seu passaporte direto para a Nacional quando venceu a equipe EE Presidente Vargas (MS) pelo placar elástico de 6x2.
Jogos Escolares da Juventude
Em novo formato, a maior competição do desporto escolar do Brasil reuniu aproximadamente 250 alunos-atletas cearenses de escolas públicas e privadas, entre os dias 12 a 25 de novembro, em 14 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com aval do Ministério do Esporte.