Amistoso nesta quarta: time
da estreia começa a ser formatado
Treinador Washington Luis começa a definir um time para a estreia na Fares Lopes, contra o Atlético Cearense, 18 de agosto; time pode ter novidades
 |
Caucaia faz primeiro jogo-treino nesta quarta à noite no Raimundão visando a Fares Lopes (Arquivo/Esportivo) |
Rivail de Oliveira/Esportivo CE
Na fase de preparação para a 10ª edição da Taça Fares Lopes, onde estreia dia 18 de agosto, 16h, em casa, contra o Atlético Cearense, o Caucaia Esporte Clube realiza nesta quarta-feira, 20h um jogo-treino contra um time amador da cidade, Os Parças. Para o jogo-treino será cobrado ingresso de R$ 5 por torcedor.
Será uma oportunidade que o treinador tricolor, Washington Luis terá para colocar um onze base para a competição que dá vaga para a Copa do Brasil,que dá aos times na primeira fase, R$ 500 mil.
O time caucaiense se apresentou nesta segunda-feira, 5 de agosto e treinou forte, fisicamente com o comando do preparador Arimateia, e com bola, trabalho dirigido por Washington e o preparador de goleiros, Cabal. O trabalho foi repetido nesta terça-feira, 6 de agosto.
PROJEÇÕES DO TIME DA RAPOSA
Defesa - Para esse primeiro trabalho, o treinador começará a colocar em campo uma "espinha dorsal" para a Fares Lopes. No gol, fica uma das dúvidas, pois o Caucaia conta hoje com dois goleiros de ótimo nível: Léo, que foi titular no time do acesso histórico para a primeira divisão, e Rafael, camisa um absoluto no vice da Fares Lopes de 2018.
Nas laterais, na direita, Ceará deve ser o titular; na esquerda, outra dúvida: Lucas Neres e Fabinho que se alternaram na titularidade na Série B. Na zaga, Washington tem três opções para duas vagas (o clube deve contratar um outro zagueiro): Ciro Sena e Erandir, que estiveram no estadual, e o recém chegado Airton Júnior, ex-Fortaleza, que veio do futebol paulista (XV de Piracicaba), e briga pela titularidade.
Meio de campo - No meio de campo, na primeira linha, teoricamente, Dim e Lincoln devem ser os titulares, embora, Leylon se apresentou bem nos jogos que entrou no cearense. Na armação das jogadas, além do astro Ciel, que pode atuar mais recuado na armaçao, o tricolor pode ter Paulinho Cearense (P10).
 |
Ciel se apresentou e deve estar em campo nesta quarta (Arquivo) |
Ataque - Por fim no ataque, são quatro nomes para, teoricamente, duas posições: Vanderlan, que teve problemas de lesão e não rendeu tudo que podia no estadual, o titular Thiaguinho, que jogou quase todos os jogos do Cearense; além deles, tem Moré, que se estiver recuperado de um problema médico é uma opção importante de Washington.
E um outro nome pode aparecer na Raposa neste jogo-treino. Como o Esportivo divulgou em primeira mão nesta semana, o atacante Siloé, ex- Ferroviário, pode ser a novidade no elenco. O centroavante falou ao Esportivo e disse que só faltava assinar. Isso se confirmando, o técnico terá outra grande opção que pode ser testada a partir desta quarta-feira no Raimundão.
Base - Com tudo isso, já se pode apostar num provável esboço desse Caucaia não somente para esse jogo-treino, mas como para a estreia contra o Atlético, embora, mudanças poderão ocorrer: Léo (Rafael); Ceará, Ciro Sena, Erandir (Airton Junior) e Fabinho (Lucas Neres); Dim, Lincoln, Paulinho Cearense e Ciel; Thiaguinho e Vanderlan (Moré ou Siloé).
Recordando que vários jogadores deixaram o Caucaia desde o fim do estadual como os zagueiros Max Oliveira e Paulo Cardoso, o meia Bolota (que foi para o Verdes Mares), e o atacante Cleber que foi para o futebol catarinense, entre outros. O atacante Jacaré foi para Belo Horizonte, onde fará um periodo de testes no Atlético Mineiro.
Amistoso onde apareceu herói do acesso
Neste ano o Caucaia se preparava para o estadual e fez um jogo-treino contra um outro time amador da cidade, o Barradão FC, no mesmo Raimundo Oliveira. E para a surpresa geral, o Caucaia acabou surpreendido, perdeu por 3 a 2.
 |
Bolota apareceu num amistoso
do Caucaia com o Barradão |
Mas o mais importante, independente do placar, foi que neste amistoso, surgiu um menino da cidade que mudou sua vida e a história do Caucaia: o habilidoso meia Anmerson, conhecido por Bolota, que foi o grande nome do treino, e marcou os três gols do time do subúrbio caucaiense. Ao final deste treino, falando ao Portal Esportivo, Bolota, emocionado, disse que seu sonho era ter uma chance no time profissional da cidade.
O treinador Washington e a diretoria tricolor resolveu realizar esse sonho e no dia seguinte Bolota já treinava com o profissional do Caucaia. E o menino surpreendeu. Com apoio do treinador, comissão técnica e direção, e jogadores experientes como o astro Ciel, foi melhorando, se adaptando ao profissional, treino a treino. E começou a entrar no time devagar, como "manda o figurino" para não se "queimar" um talento. E com as suas qualidades e habilidade, Bolota foi ganhando a confiança do grupo. Fez o primeiro gol no profissional, deu passe para outros.
Gol do acesso histórico - E quis o destino, que na partida que valia o acesso, contra o Crato, dia 16 de junho de 2019, no Estádio Presidente Vargas, que o menino caucaiense marcasse o gol do acesso.
O Caucaia tinha perdido o primeiro jogo no Cariri por 2 a 0 e precisava fazer pelo menos dois gols de saldo para subir. Fez 1 a 0 com Ciel aos 10 do primeiro tempo. E na base da pressão, aos 45 do segundo tempo, fez 2 a 0, numa blitz do Caucaia.
Após um cruzamento da direita, a defesa do Azulão espanou a bola,que sobrou para Bolota, que a dois passos dentro da grande área, armou o chute e emendou. A bola veio forte, e caprichosamente bateu na zaga e tirou o goleiro Ricardo, entrando chorando e encontrando as redes adversárias. O menino chorou, e todos se emocionaram com esse gol que ficará cravado na história da cidade e do Caucaia Esporte Clube. Lembrando que o jogador saiu e foi para o Verdes Mares. Mas quem sabe no amistoso desta quarta não possa aparecer outro "Bolota"? Essa é a esperança.
Elenco do Caucaia para Fares Lopes
Goleiros: Léo (remanescente), Rafael (Pacajus), Railson (remanescente/base)
Laterais: direito, Ceará (remanescente); esquerdos, Fabinho (remanescente) e Lucas Neres (remanescente)
Zagueiros: Ciro Sena (remanescente), Erandir (remanescente), Airton Junior (XV de Piracicaba)
Volante: Dim (remanescente), Lincoln (remanescente), Leylon (remanescente)
Apoiadores: Paulinho Cearense/P10 (remanescente) e Ciel (remanescente)
Atacantes: Vanderlan (remanescente), Thiaguinho (remanescente), Moré (remanescente)
Os jogos do Caucaia na Fares Lopes
18 de agosto – Caucaia x Atlético Cearense – Raimundo Oliveira, Caucaia, 16h
14 ou 15 de agosto – Caucaia x Pacajus – João Ronaldo, Pacajus , 15h30
31 de agosto ou 1º de setembro – Caucaia x Guarany – Junco, Sobral, 16h
7 de setembro – Caucaia x Horizonte – Raimundo Oliveira, Caucaia,16h
18 de setembro – Caucaia x Fortaleza – Presidente Vargas, Fortaleza,20h
20 ou 21 de setembro – Caucaia x Floresta – Presidente Vargas, Fortaleza,15h30,
28 de setembro – Caucaia x Ceará – Raimundo Oliveira, Caucaia,16h
6 de outubro – Caucaia x Ferroviário – Raimundo Oliveira, Caucaia, 15h30