TAÍS OLIVEIRA NO CHILE
Caucaiense perde nos
segundos finais para chinesa
 |
Taís disputou sua primeira Premier League de Karatê, em Santiago, Chile |
Rivail Olveira/Esportivo CE
Luta, treinamento, empenho e raça não faltaram. Porém a karateca cearense, de Caucaia Taís Rodrigues da seleção brasileira, (equipe Dojô) que tinha faturado em Guaiaquil, no Equador, de 27 de agosto a 1º de setembro o título de vice-campeã pan-americana chegou bem perto de avançar na Liga Mundial de Karatê, nesta sexta-feira (20/09), na capital chilena, Santiago (Premier League Série A).
Na categoria kumitê, 61 quilos, Taís não deu “sorte” no sorteio e enfrentou uma competidora muito forte logo de cara, Jiang Lingyu, da China. A atleta de Caucaia conseguiu conduzir a luta, apesar da força e pegada do chinesa. Mas, aí faltou uma maior experiência internacional à Taís que foi derrotada nos 20 segundos finais, de “forma doída”, por 3 a 1.
A brasileira de Caucaia poderia ter seguido na competição e ido até a repescagem, mas no duelo asiático com a japonesa Kojuro Yuki, a chinesa acabou sendo derrotada, eliminando qualquer chance se seuquência de Taís. Na fase seguinte, a japonesa Yuki acabou perdendo para a atleta da Rússia Rodina Anna, que avançou com a canadense Jumaa Haya,a egipcia Lotfy Giana e outra chinesa, Zhiang Xiaoling para a fase final da Liga Mundial.
Outras três brasileiras ficaram pelo meio do caminho na mesma categoria de Taís: Katlym Silva (São Caetano do Sul), eliminada pela mexicana Xhunashi Caballero; e Stefani Lima, que venceu a sérvia Dina Durmis, mas perdeu para japonesa Aika Sakai; Sabrina Zeferino (Içara), perdeu para Jumaa Haya, do Canadá. Participaram mais de 40 das melhores karatecas do mundo somente nesta categoria.
“Fiz um bom combate, enfrentei uma ótima e forte adversaria, numa primeira participação e Liga Mundial e vinha levando bem a luta. Porém nos 20 segundos finais acabei sendo derrotada.Mas faz parte. Somente o fato de estar representando meu país num campeonato onde participam os melhores do mundo foi muito bom e cada luta serve de esperiência”, analisou a atleta, direto de Santiago,no Chile com
exclusividade para o Portal Esportivo.
A "menina-prodígio" de de Caucaia, Taís Rodrigues, vem com uma ótima temporada e ficou entre as cinco melhores do continente no Pan do Panamá e foi vice-campeã em Guaiaquil, no Equador, de 27 de agosto da etapa do Pan.
Segundo o treinador Glauber Oliveira, de Caucaia, a atleta retorna ao Brasil na segunda-feira. Taís volta descansa e reinicia treinamentos para competições nacionais e internacionais, lembrando que a atleta ainda tem condições de buscar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
A delegação Brasileira de Karate encontra-se em Santiago/Chile para disputar mais uma etapa do Circuito Mundial, Séries A - Santiago 2019 que conta com a participação de 804 atletas de 72 países. O Brasil é representado por 74 atletas.