Carlos Mário: disputa acirrada
pelo título desde o primeiro dia em Dakhla
Brasileiro de Caucaia, pentacampeão mundial mostrou que evoluiu bem da lesão que o tirou da última etapa e vai brigar pelo titulo da etapa em Dakhla
|
Carlos Mário: manobras para brigar pelo título na etapa do Marrocos (Fotos: divulgação) |
Rivail Oliveira/Portal Esportivo CE
A fera está de volta ! Apesar da contusão que o tirou do pódio na etapa das Ilhas Mauricio, o cearense e orgulho de Caucaia, Carlos Mário (Bebê), mostrou nesta sexta-feira que está recuperado e vem para brigar pelo título da penúltima etapa do Circuito Mundial de Kitesurf da GKA Kite World Tour 2019, em Dakhla, no Marrocos.
Nesta sexta-feira ele travou uma acirrada disputa com o espanhol Liam Whaley, com o francês Arthur Guillbert, o suíço Maximo Chabloz, o italiano Gianmaria Coccoluto e o colombiano Valentim Rodriguez nas águas e nos céus da bela cidade marroquina.
|
Carlos Mario, antes da prova |
Ao fim do dia, Whaley terminou na frente com 29.01, mas Carlos Mário, pentacampeão mundial e tetra mundial da GKA, ficou na sua “cola” com 26.5, à frente de Guiillebert, 22.3, de Chabloz, de Coccoluto e de Rodriguez. “Esperamos fazer uma boa prova neste fim de semana e quem sabe conquistar um bom resultado”, disse ao Portal Esportivo, nesta sexta-feira o atleta brasileiro. Outro brasileiro na disputa é Erick Andersonn, do Cumbuco.
Caucaia em novembro – Falando ao Portal Esportivo, Carlos Mário confirmou nesta sexta-feira que a última etapa do Mundial está confirmada para o Brasil, no Cumbuco,em Caucaia, de 5 a 9 de novembro. Haviam alguns pontos de interrogação sobre a realização da prova no Brasil, mas os organizadores acabaram confirmando, segundo apurou o Esportivo.
Cearense pelo título no feminino – Outra fera que está no Marrocos é a cearense Mikaili Sol, que lidera o mundial da GKA. A atleta de Jericoaquara, venceu nas Ilhas Mauricio e é uma das favoritas em Dakhla. Sol, aos 13 anos,
|
Mikaili Sol luta pelo título no feminino |
13 anos, campeã mundial junior, tem como adversárias. a espanhola Leon, a dinamarquesa Tabbel, a neozelandesa Van Iersel e a espanhola Arnaus, sem contar outra brasileira Bruna Kajiva.
Outros brasileiros – A etapa marroquina tem ainda mais dois brasileiros, além de Carlos Mário e Makaili Sol. São eles Erick Andersonn, do Cumbuco, e ainda Bruna Kajiva
Fortes ventos - A cidade marroquina é conhecida pelos fortes ventos do mundo e um dos melhores locais para a prática do kitesurf. Este é o décimo ano que o Dakhla seda a competição mundial de estilo livre e o sexto evento de sete nesta temporada do GKA Kite World Tour 2019.
O grande desafio na etapa marroquina, segundo os organizadores é realizar manobras de pico em que pequenas frações na técnica fazem a diferença entre os pilotos, e não é facilitada em oito metros. Há ainda uma dificuldade adicional em controlar o movimento de uma pipa (equipamento) menor enquanto está no meio do truque e tentando fazer passes duplos.
Existe ainda um esforço e apoio menos constantes e vimos vários pilotos caírem pesadamente na água, mas isso não impediu os principais competidores mais uma vez de provar seu valor naquilo que vários pilotos descreveram como as condições mais desafiadoras de freestyle puro do ano, chegando até 30 nós.
Classificação do ranking mundial – Em que pese as contusões que o atrapalharam Carlos Mário está vivo na briga pelo título. Lidera o dominicano Adeuri Corniel com 6185 pontos, seguido por Maxime Chabloz, 6119; e vindo a seguir Carlos Mario com 6086 pontos; o quarto é Valentin Rodriguez com 6086 pontos; e ainda Gianmaria Coccoluto, 6020; e em sexto Liam Whaley com 6003 pontos. Recordando que na etapa anterior nas Ilhas Mauricio foi campeão Corniel (Dominicana), sendo vice o colombiano Val Rodrigues, ficando em terceiro o espanhol Whaley e em quarto o francês Delmas.