A PARTIR DE 19/11 EM CAUCAIA
Cumbuco recebe "feras" do planeta
Caucaiense Carlos Mário, pentacampeão mundial, que vai realizar cirurgia no joelho, é o desfalque do Brasil
|
No Pró, no Preá, Sol foi a campeã e briga pelo título no freestyle nesta semana no Cumbuco (F: Svetlana Romantsova) |
Rivail de Oliveira
O mundo vem à Caucaia, e a praia do Cumbuco. A cidade se transformará na capital do kitesurf mundial a partir de terça-feira, dia 19, até 25 de novembro e recebe a última e decisiva do Mundial da modalidade. E infelizmente, sem seu maior representante verde-amarelo: o pentacampeão mundial Carlos Mário, de Caucaia, que está fora por conta de uma lesão nos ligamentos do joelho, Bebê ainda estava na briga pelo título mundial, que seria o sexto, mas terá de realizar uma cirurgia, em contusão que o tirou da disputa por vitórias nas três últimas etapas. mundial tem a organização da GKA.
Pentacampeão fora por contusão
O atleta caucaiense falou ao Portal Esportivo, com exclusividade nesta semana que antecede o mundial na etapa,no Cumbuco: "Estou triste por nao poder participar desta última etapa, e principalmente por ser em minha casa, no Brasil e em minha cidade, mas preciso priorizar minha recuperação para o ano que vem. Por isso estou aguardando a liberação do meu plano de saúde para realizar essa cirurgia no joelho", explicou Carlos Mario.
Luto
|
Luto e homenagem a Carlos Madson (E), na foto ao lado do irmão Carlos Mário
|
Além desse fator, a semana foi triste para o atleta, que perdeu seu irmão Carlos Madson. "Está sendo dificil esses dias. Meu irmão vai ser homenageado na etapa do Brasil, semana que vem", disse. Carlos Mário disse que estará presente ao Cumbuco de 19 a 25 de novembro.
Ele falou como pe ser como "anfitrião" para receber os atletas e maiores destaques da competição, os quais competem com ele durante o ano todo. "Claro que eu gostaria de estar lá brigando para ser campeão, mas vamos receber bem todos em Caucaia, neste evento de grande importancia mundial", disse.
Carlos Mário, que espera realizar logo a cirurgia para que possivelmente possa voltar no primeiro semestre de 2020, também ressaltou ao Esportivo, quem são os favoritos ao título: "Temos grandes nomes nesta última etapa, brigando pelo título como Adeuri (Corniel, República Dominicana), Valentim (Rodriguez, da Colombia), que são os favoritos. Do Brasil temos o Anderson (Erick), que briga pelo titulo de melhor manobra, Set (Teixeira), Alex (Neto), Kalu (de Souza)", destacou. Entre as mulheres, destaque para as brasileiras Mikaili Sol, 14, de Taiba óxima de São Gonçalo), e Bruna Kajiya (de Ilha Bela,SP).
A luta pelo título
Segundo a pontuação da GKA, que organiza o Mundial de Kitesurf, brigam pelo título masculino: Adeuri Corniel (Republica Dominicana), 8219 pontos; Valentim Rodriguez (Colombia), 8186 pontos; Maxime Chablotz (Suiça), 8103 pontos; Liam Whaley (Espanha), 8070 pontos - mesma pontuação do brasileiro Carlos Mário, fora da etapa). Outros destaques da temporada e que estarão no Cumbuco a partir de terça-feira no masculino: Gianmaria Coccoluto (Itália), Arthur Guilbert (França), Nicolas Delmas (França), Louka Pitot (França), Airton Cozzolino
Entre as mulheres, o título será disputado entre Mikaili Sol (Brasil), com 6300 pontos; Bruna Kajiya (Brasil), com 6168; Paula Novotna (Republica Theca), 6102; Pippa Van Iersel (Holanda), 6102 pontos ; estarão presentes outras feras: Rita Arnaus (Espanha), Claudia Leon (Espanha), Therese Taabel (Dinamarca), Natalie Lambrecht (Suécia), Francesca Bagnoli (Itália).
Fotos: Svetlana Romantsova
Sol e Cozzolino vence no Pró
|
Airton Cozzolino venceu no masculio no Preá (F: Svetlana Romantsova) |
Mas a semana do Kite mundial em terras brasileiras começou antes. Nesta semana
Airton Cozzolino e Mikaili Sol venceram o Ceara Kite Pro, vencendo a dupla eliminação dia 14 de novembro na praia do Preá, próxima a Jericoaquara. Sol venceu, ficando em segundo Carla Herrera-Oria (ESP) (Campeã Mundial); em terceiro ficou Marcela Witt (BRA); em quarto, Capuccine Delannoy (FRA). No masculino essa foi a classificação: 1)Airton Cozzolino (CV) (Campeão Mundial); 2) Camille Delannoy (FRA); 3) James Carew (AUS)
4) Mitu Monteiro (CV).