TROFÉU VALDEMAR CARACAS
Raposa encara o Tubarão e
busca terceira taça de 2019
|
Caucaia e Ferroviario jogam neste sábado valendo a Taça Valdermar Caracas (Ronaldo Deber) |
Rivail Oliveira/Esportivo CE
Na tarde deste sábado, 15h30, o Caucaia enfrenta o Ferroviário no Estádio Elizir Cabral, no mais forte teste para a Raposa Metropolitana, atual campeã da Taça Fares Lopes e da Série B, antes da estreia no Campeonato Cearense de 2020, marcada para dia 5 de janeiro, no Raimundão, diate do Pacajus.
Mas o jogo vai além de um simples jogo-treino dos tricolores Metropolitano e da Barra do Ceará - esse último estreia ia 5 de janeiro diante do Atlético Cearense. Marcará a disputa da Taça Valdermar Caracas, em homenagem a um dos fundadores do Ferroviário. Segundo o clube, a partir de agora, todos os anos,a taça será disputada entre o Ferrão e o campeão da Taça Fares Lopes
|
Marcinho Guerreiro |
Marcinho: ótimo teste
Falando ao
Portal Esportivo, nesta semana, o treinador do Caucaia, Marcinho Guerreiro, destacou a importância do jogo-treino com o Ferrão. "Será um ótimo teste para nós. Vamos enfrentar um time forte de Série C (do Brasileiro), uma equipe tradicional, comandado por um grande treinador (Zé Teodoro), e que vem ser preparando forte para o estadual, assim como nós o estamos fazendo". Segundo o treinador, depois de quase três semanas de trabalho, boa parte com fortes trabalhos físicos, o jogo-treino com o Barradão serviu para "soltar mais" o time que vem trabalhando mais tecnicamente e taticamente.
"Estamos procurando com esses treinos e jogos-treino, deixar o time o mais próximo do ideal para a estreia contra o Pacajus, dia 5 e esse trabalho com o Ferroviário nos ajudará muito neste processo. Deveremos fazer ainda mais um amistoso dia 31 (ainda sem adversário definido). Sabemos que o Cearense deste ano será muito dificil precisamos estar bem preparados", destacou.
Guerreiro também comentou que fará algumas mudanças em relação ao time que ficou no 0 a 0 com o Barradão: "Devo mudar de duas a três peças, a título de observação. para esse jogo, embora não goste muito de mexer no time e sempre procuro manter uma base para as competições que disputo", adiantou. Quanto ao elenco para estreia, segundo a diretoria, deve ser o mesmo que vem treinando. Novas contratações, somente com o decorrer do estadual.
No jogo-treino com o Barradão, Marcinho colocou um time no primeiro e outro no segundo tempo. A tendência é que entre em campo contra o Ferroviário o time do primeiro tempo com duas ou três mudanças.
Ferrão
|
Zé Teodoro comanda o Ferrão |
O Ferroviário já fez um amistoso antes da estreia Campeonato Cearense, dia 5 de janeiro, contra o Atlético, e perdeu semana passada no Estádio Elzir Cabral para o Potiguar/RN por 2 a 0. Na oportunidade, o técnico Zé Teodoro utilizou duas formações diferentes em cada tempo.
Ingressos Para esse jogo os ingressos estão à venda na Ferrão Store, a loja oficial do clube no Shopping RioMar Kennedy. As estradas de cada jogo custarão R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia, setor único. Os sócios-torcedores das categorias Campeão dos Campeões e Campeão Brasileiro, como habitual, terão entrada liberada.
Valdemar Caracas
|
Valdemar Caracas, patrono do Ferroviário AC |
Nesta tarde de sábado estará em jogo o troféu Valdemar Cabral Caracas. Nascido em Pacoti, Baturité, em 9 de novembro de 1907 Valdemar era filho de Francisca Cabral Caracas e de Francisco Caracas Sobrinho. Em 1912, mudou-se com a família para Fortaleza. Na juventude, estudou no Instituto São Luís, de propriedade de Francisco de Meneses Pimentel. Ali foi aluno, entre outros, de Austregésilo de Ataíde.
Foi o primeiro cronista esportivo do estado do Ceará, trabalhando na Ceará Rádio Clube, pioneira da radiofusão cearense. Foi repórter, comentarista e noticiarista da primeira equipe de esportes da referida emissora de rádio, no fim da década de 1930. Foi também correspondente do Jornal do Brasil e do Jornal dos Sports, ambos do Rio de Janeiro. Como chefe do escritório de manutenção da RVC (Rede de Viação Cearense), ajudou a fundar o Ferroviário Atlético Clube em 9 de maio de 1933. Caracas foi também o técnico do time em 1945, ano em que o Ferroviário conquistou o seu primeiro título estadual. Faleceu dia 14 de janeiro de 2013,com 105 anos.
Times prováveis
Caucaia - Ricardo ; Matheus Souza, Ciro Sena, Túlio e Yuri Kaique; Dim, Jackson Caucaia e Mateusinho ; Thiaguinho, Moré e Jacaré. Técnico: Marcinho Guerreiro. O elenco conta ainda com Théo (Ednardo); Amaral, Arthur Potiguar, Roni Lobo e Rian; Paulista, Alysson Caucaia e Paulinho Cearense; Indio, Brunão e Kaká. Técnico: Marcinho Guerreiro.
Ferroviário - Nícolas, Jonas, Diego Bispo, Magno Alves e Alves; Felipe Macena, Kayo e Caíque; Magno, Welligton Rato e Magno. Técnico: Zé Teodoro
Radio transmite - A partida será transmitida pela Equipe Luis Antonio, da Rádio Cauipe FM, a partir de 15h30 deste sábado