Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at sábado, maio 02, 2020
TRABALHO "ON LINE"
Preparador físico tricolor: serão
precisos 20 dias de pré-temporada
 |
Prof. Carlyson Fernandes,preparador físico |
RIVAIL OLIVEIRA/PORTAL ESPORTIVO
Enquanto não se define quando se voltará aos gramados para jogos e treinamentos, em virtude da quarentena forçada, imposta pela pandemia mundial da Covid-19, os jogadores que fizeram parte do elenco do Caucaia EC no Campeonato Cearense de 2020, seguem treinado em casa. Lembrando que o clube informou nesta semana, como publicou com
exclusividade o
Portal Esportivo, que liberou os atletas, mas que se for preciso fazer os dois últimos jogos do estadual, contra Atletico e Ferroviário, pretende contar com eles. E o
Portal Esportivo conversou com o preparador físico Carlyson Fernandes Santos, que explicou como vem sendo essa coordenação do trabalho dos jogadores neste mais de 45 dias de quarentena.
Fernandes disse que a a supervisão está sendo totalmente online: "A gente tá tentando supervisionar os atletas. é claro que volto a repetir. Não é a mesma coisa. Em nível de condicionamento físico, os atletas estão um mês, né, sem ter os treinos específicos, pra modalidade no caso futebol, Mas a gente vem tentando fazer da melhor forma para deixar eles não ficarem inativos", explicou.
De acordo com o preparador, seria quase inviável os jogadores participarem hoje de uma partida de futebol, porque eles estão praticamente inativos. Em relação a especificidade da modalidade do jogo , ele explica que eles estão treinando em casa, mas não é uma situação que os vá condicionar pra jogar uma partida de novo.
Projeção
Segundo Carlyson Fernandes, se a quarentena persistir entre um ou dois meses, seria necessário os atletas realizarem uma nova pré-temporada de pelo menos quinze a vinte dias pra fazer os atletas retornarem a condição ideal, para a disputa e recondicionar os atletas novamente, para eles entrarem num período competitivo.
Intercâmbio e aprendizado na quarentena
O profissional disse que vem falando com vários amigos, preparadores fisicos, classe que segundo Fernandes é muito unida: "Estamos tendo uns contatos um com os outros, e falando sobre futebol e como lidar nesse período, e isso vem nos ajudando a se qualificar. Então esses dias a gente tá sendo proveitoso também , essa troca de conhecimento por WhatsApp, Instagram e YouTube e com diversos. cursos que alguns profissionais vem fazendo", frisou.
Prejuizo aos clubes pequenos
Segundo o preparador físico, com a parada forçada, o prejuizo é de todos, principalmente financeiro, e dos clubes que irçao sentir no bolso com exceção de alguns grandes. e que os demais, principalmente pequenos que geralmente tem apoio de prefeituras, terão que arcar com seus compromissos, salariais.
De acordo com Fernandes ninguém esperava essa pandemia que pegou todo mundo de surpresa e aí todo mundo, quer receber e muitas vezes as diretorias ficam de mãos atadas. "Fortaleza e Ceará tem a torcida, tem o público. tem de onde tirar, e mesmo assim ainda sentem essa paralisação. E os time pequenos sentem mais e não tem um aparatode torcida, uma situaçao financeira e competições anuais,. E com isso acabam sendo o mais prejudicado um dos mais prejudicados nessa pandemia".