Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at sábado, junho 27, 2020
VOLTA ANTES É DESCARTADA
Governador Camilo Santana
veta retorno do futebol dia 6 de julho
|
Camilo Santana, governador do estado vetou reinicio do estadual 6 de julho |
O governador do Ceará vetou neste inicio de noite de sábado o reinicio no começo de julho do Campeonato Cearense. O certame foi paralisado em meados de março, a duas rodadas do fim da segunda fase, devido a pandemia do Covid-19. Havia a intenção de reinicio da competição entre dias seis e oito de julho. Com isso, uma data da volta fica em suspenso, segundo declarou Santana. Se cogitou na semana passada que o certame poderia voltar na segunda quinzena de julho, mas com essa declaração do governador, até essa previsão pode cair por terra.
Na sua declaração deste sábado, Camilo Santana disse que não há uma previsão para a autorização: ""Sobre a informação do retorno de jogos de futebol para 6 de julho, isso não está, sequer, sendo considerado pelo Estado. Não procede. O mesmo vale para datas divulgadas de retorno de aulas presenciais. Não há nenhuma data definida. Tudo será feito com critério e responsabilidade", disse o governador.
A decisão de Camilo contrasta com a fala secretário de Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv), Rogério Pinheiro, que disse no programa Conexão SVM na sexta-feira (26) que havia a possibilidade dos jogos do Cearense voltarem no começo de julho
Há um protocolo de saúde que vem sendo adotado pelo Estado que trata da flexibilização do isolamento social para treinos presenciais desde o dia 1º de junho. E havia a possibilidade dos clubes de futebol fazerem parte da fase 3 do projeto de reinicio das atividades econômicas
Reunião dos clubes e FCF
Uma reunião virtual realizada há dias atrás com os representantes dos clubes, a Federação Cearense de Futebol, através do presidente, Mauro Carmélio, e do vice-presidente, Eudes Bringel, foi discutida a volta dos campeonatos após a pandemia do Covid 19, que paralisou suas atividades em na primeira quinzena de março. Segundo se comentou, a previsão para a volta do estadual da primeira divisão poderia ocorrer possivelmente dia 20 de julho mas dependerá ainda da liberaçao do Governo do Estado. Com a palavra do governador neste sábado (27), se criou um ponto de interrogaçao sobre o assunto.
Na reunião, o presidente da Federação destacou a a responsabilidade e os devidos cuidados neste momento de pandemia, além de proporcionar vistorias nos locais de jogos, pois necessitaram alinhar todas as medidas segurança. A competição passará por três fases: I) Será feito o planejamento, protocolo e organização da competição; II) Realização dos treinos; III) Realização das partidas oficiais.
Inicio dos testes nos demais clubes
Com Fortaleza e Ceará alem do Ferroviário já treinando, restam agora as demais equipes voltarem aos treinos, desde que obedeçam aos protocolos de segurança estipulado pelas autoridades. Para isso, , a FCF inicia os testes de Covid-19 em seis clubes da Série A do estadual: Barbalha, Caucaia, FC Atlético, Guarany e Pacajus.
Restam mais sete jogos da segunda fase, além das semifinais e finais do Cearense 2020. Pela sexta rodada da segunda fase, uma das quatro partidas prevista já ocorreu: Pacajus 0x1 Ferroviário (dia 15 de março). Faltam ainda jogar: Caucaia x Atlético, Guarany de Sobral x Fortaleza e Barbalha x Ceará Pela sétima e última rodada da fase estão previstas essas partidas: Ferroviário x Caucaia, Barbalha x Guarany, Atlético x Pacajus, e o clássico-rei, Ceará x Fortaleza.
Já estao classificados para as semifinais: Ferróviário, 13 pontos, Fortaleza 12 pontos, e Ceará, 11 pontos. Com 10 pontos, o Guarany está muito próximo da vaga. Brigam ainda, nesta reta final, por uma vaga no Brasileiro da Serie D de 2021, quatro times: Atlético com seis pontos, Caucaia, Pacajus e Barbalha com três pontos.