Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at quinta-feira, junho 18, 2020
CAUCAIA EC NO ESTADUAL
Indefinições devido a
pandemia marcam período
|
Fabão e equipe do feminino do Caucaia: indefinições para o estadual 2020 |
A pandemia do Covid-19, que atinge em cheio o Brasil (e o mundo) neste primeiro semestre de 2020, vem colocando um ponto de interrogação e,várias modalidades esportivas.Entre elas,o futebol feminino. O Campeonato Cearense de futebol feminino de 2020 deveria começar em julho, mas até agora a Federação Cearense de Futebol não sinalizou oficialmente se irá ocorrer e se acontecer, quando será. Em relação aos grandes da capital, principalmente Ceará e Fortaleza, tudo certo, pois as atletas já vem treinando, ainda que "home-office". O grande problema são os demais clubes.
No Caucaia, o clube que tem mais títulos no estado, seis, o clima é de incertezas.
O Esportivo falou com o treinador Carlos Alberto Honório do Amaral, o Fabão Amaral. Segundo ele
os treinos que vinham ocorrendo no campo do Ferroviário, no Pirambu Vicente Arruda), às terças, quintas e sextas-feiras desde 19h, acabaram parando na primeira quinzena de março.
"Não temos nada (de oficial) ainda. Esperamos continuar o trabalho, mas estamos aguardando as definições", disse Fabão. O supervisor do Caucaia, André Luiz, disse ao
Esportivo, que a tendência é que o Campeonato Cearense ocorra no segundo semestre, e a única dúvida e se os estaduais das categorias de base acontecerão.
Segundo Fabão, até a parada devido a pandemia, 30 atletas estavam treinando. "Esperávamos fazer alguns amistosos (a partir de março), mas a pandemia atrapalhou. Nossa meta na fase inicial era observar o maior número de jogadoras possível para montar uma equipe base, e depois reforçar o elenco com algumas jogadores mais experientes, a fim de que o time possa fazer uma boa campanha", explicou o treinador. A equipe de preparação do feminino do Caucaia é composta ainda pelo professor Val e por Amanda Lima que a coordenadora do futebol feminino.
No ano passado cinco times participaram do campeonato Cearense feminino: Ceará , Fortaleza, São Gonçalo, Tianguá e menina olímpica. O Ceará foi campeão do primeiro turno vencendo Fortaleza na final. No final do 2º turno o Ceará venceu novamente o Fortaleza e acabou ficando com o título
História e hexacampeonato da Raposa
O Campeonato Cearense feminino é disputado desde o ano de 1983 quando o Ferroviário foi campeão diante do Horizonte. O Caucaia disputa desde 2008 a competição, e soma seis títulos: 2008 contra o Floresta na final; 2009 na final contra o Ceará; ano de 2011, final contra o Guarany de Sobral; 2012 final contra o América; 2013 final contra o Juventus; e 2015, final contra o Juventus.
O Caucaia tem ainda dois vice-campeonatos obtidos em, 2010 , final contra o Fortaleza e 2017 final contra o São Gonçalo. As meninas da Raposa da Metropolitana tem um terceiro lugar no ano de 2014, ano que o Juventus acabou sendo campeão. Na última participação do Caucaia em 2018, a Raposa acabou ficando com a quarta colocação. O Ceará foi bicampeão cearensenas duas últimas competições em 2018 e 2019.