Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at domingo, julho 12, 2020
CEARENSE: CAUCAIA X ATLETICO: VALENDO VAGA NA SÉRIE D
Técnico Oliveira Canindé:
"Temos que superar todas dificuldades"
|
Oliveira Canindé (ao lado do diretores Raul Santos e Roberto Gois):
Ordem é superar todas as dificuldades,inclusive jogar 14h de uma segunda-feira (Arquivo/Esportivo) |
Rivail Oliveira/Esportivo CE
Assumir uma equipe com pouco ou quase nenhum tempo, de preparação,e ainda um elenco advindo de uma quarentena (mundial) do Covid-19 de mais de três meses ! E ainda se não bastasse, encarar em menos de uma semana, dois jogos decisivos valendo uma vaga inédita para a história do clube para um Campeonato Brasileiro (da Série D). Desta forma o treinador Oliveira Canindé - e que levou o clube ao título da Copa Fares Lopes no ano passado e à Copa do Brasil - chegou ao Caucaia, pouco depois do ínicio de julho.
Nesta próxima semana, a Raposa encara o Atlético Cearense, no horário "ingrato" para o futebol, das 14h. E depois menos de 72 horas depois, o Ferroviário. Jogos muito complicados para um elenco que ficou desfigurado depois da pandemia, e ainda perdeu dois jogadores, que positivaram nos exames do Covid-19.
Nesta semana de muitos treinos, de segunda a domingo, Canindé encontrou um tempinho e falou com exclusividade ao Portal Esportivo.
Lembrando que tanto Caucaia quanto Atletico treinaram forte até esse fim de semana. Os times prováveis não foram divulgados para essa rodada. No Cearense nesta retomada pós quarentena, enquanto Ferroviário (13 pontos), Fortaleza (12) e Ceará (11) estão assegurados nas semifinais, Guarany (10) e Atletico (6) brigam por uma vaga na semifinal; e Atlético (6), Caucaia (3), Pacajus(3) e Barbalha (3 pontos) lutam por uma vaga no Brasileiro da Série D de 2021.
A sexta rodada,que ja teve em março, Pacajus 0x1 Ferroviário, será reaberta segunda-feira, dia 13 com Barbalha x Ceará, 9h no Estádio Franzé Morais. Às 14h tem em Caucaia no Raimundão, Caucaia x Atlético Cearense;e 18h jogam no Castelão, Guarany x Fortaleza.
Confira a entrevista com Oliveira Canindé:
Esportivo- A pergunta que não quer calar: como será jogar numa segunda-feira e num horário "estranho" para o futebol como esse das 14h?
Oliveira Canindé- Nessa época de pandemia tá tudo meio esquisito e estranho. O jogo poderia ser de manhã, mas teve um acerto entre as duas diretorias e a Federação colocando num horário, tendo em conta a recuperação do outro jogo que será quarta 16h (contra o Ferroviário). De nossa parte vamos jogar e fazer nossa parte. Digo sempre que temos que jogar independente do campo bom ou ruim, e superar todas dificuldades. Como sabemos, o resultado é importante e depois não adianta buscar explicações depois do jogo. Temos de estar preparados e fazer nossa parte. Que é complicado (jogar nesta hora) é e não será brincadeira. Mas já jogamos em lugares até mais quentes e quem está acostumada a jogar (no Nordeste) nao estranha. Vamos tentar fazer um bom jogo e sair com um bom resultado, superando as dificuldades.
Esportivo- Fale dessas dificuldades que vocês estão enfrentando dentro de uma "normalidade" possível ?
Oliveira Canindé- Estamos fazendo o trabalho, como que tem que ser feito, e com as dificuldades que nós estamos tendo, neste início.E tudo que tá acontecendo, todo esse lance aí de de de pandemia, toda essa situações que nos preocupam muito. Mas graças a Deus, as coisas tem fluido com naturalidade, e nós temos feito o trabalho,com normalidade, fazer aquilo que se espera de todos nós. Não só eu, mas todos os atletas, comissão técnica, direção tentando dar a melhor.
Esportivo- Como vocês lidam com esse tempo exíguo com jogos um em cima do outro?
Oliveira Canindé- Estamos treinando todos os dias, parte física, parte técnica, sempre acelerando o processo de entrosamento, de posicionamento,da parte tática, ganhando tempo para acertar o grupo o mais rápido possível. E e fazendo os jogadores também terem consciência, da importância deles terem se condicionado antes (treinamentos home-office), pra quando chegar no momento certo, nós exigirmos deles sem que eles sintam tanto. Como ele se condicionaram em casa, esse período todo foi de grande importância.Para agora fazer o trabalho que nós achamos que é importante, e acelerando o processo de entrosamento.
Esportivo- Você pegou um grupo muito desfigurado do que vinha jogando o estadual ?
Oliveira Canindé- Nem nem todos aqueles que estavam antes estão agora e temos grupo é muito reduzido, dezesseis, dezessete atletas de linha, mais os dois goleiros e alguns garotos, da cidade que estão complementando e nos ajudando até mesmo para fazermos alguns trabalhos visando o próximo jogo. Daí então importância maior passa a ser de definirmos o time, esperando, é claro, não termos problemas, principalmente de baixas, pelo Covid que aconteceram. Estamos nos virando para fazer o melhor possivel até para se saiba exatamente com quem nós contamos e como nós vamos jogar.
Esportivo- Como foi a resposta do grupo com poucos dias de trabalho antes destes jogos de segunda e quarta-feira?
Oliveira Canindé- A resposta tem sido muito positiva, embora seja muito pouco tempo de trabalho, mas eu estou muito confiante e acreditando muito que nós temos tudo pra fazer, dois grandes jogos e termos um time competitivo e forte na hora de decidir.
Esportivo- Como que o grupo e CT reagiu ao fazer o exame do Covid?
Oliveira Canindé- Fizemos mais uma vez fizemos o exame do Covid-19. Apesar de não se gostar mas sabe que é necessário fazer e esperamos que mais ninguem esteja contaminado. Esperamos que tudo ocorra bem, e possamos aproveitar bem o elenco nestes dois jogos.
Esportivo- E como é ter que treinar menos de duas semanas para duas decisões como essas?
Oliveira Canindé- Na verdade não trabalhamos duas mas uma semana só.Começamos agora segunda e na outra segunda temos jogos A gente, na verdade, fez o que pode, o melhor possível dentro das condições que nós achamos que é necessário. Então, nós aceleramos o processo em algumas situações pra que os atletas saibam exatamente o que nós queremos, e o que nós precisamos. Dando uma condição que nós achamos que seja ideal, e que nós podemos oferecer e que eles poderão também acrescentar em cima do potencial de cada um.
Esportivo- Oque você espera desse Atlético ?
Oliveira Canindé- Sabemos que o Atlético está um mês trabalhando e bem á frente. Mas continuamos, acreditando no nosso grupo e nesse trabalho e que nós temos todas as condições de de fazermos grandes jogos contra o Atlético e o Ferroviário, para buscarmos os pontos e colocarmos o Caucaia na Série D de 2021 o que seria um presente para a cidade. Temos uma equipe mesclada de experiencia e jovens, mas um time acima de tudo disposto a fazer dois grandes jogos e confiantes do que são capazes de fazer.
Esportivo- E esse elenco da Raposa, bastante mudado em relaçao ao time que vinha no estadual. E o fato de enfrentar novamente o técnico Raimundinho?
Oliveira Canindé- Como tivemos poucos dias, e eu não conhecia todo mundo, falei com todos. Além desses jogadores tivemos que completar o elenco com alguns garotos da cidade para os treinos Meninos que nunca tinham jogado (no profissional). Temos jogadores bastante experientes, e alguns sem tanta bagagem mas com muita vontade . O O Atlético tem essa vantagem, de estarem treinando há bastante tempo. Sabemos que será uma pedreira mas confiamos no grupo onde tem jogadores que já atuaram comigo no ano passado e isso melhora um pouco nossa situação, embora vamos pegar um time que tem hoje mais ritmo. Mas esperamos sermos competitivos . E quanto a enfrentar o Raimundinho, trata-se de um grande treinador, experiente e vencedor que sabe armar bem seu time. Eu o conheço e ele me conhece. Será um duelo interessante, mas confio muito no meu grupo.
Esportivo- Jogos serão no Raimundão e no Elizir Cabral. Faz alguma diferença pra você?
Oliveira Canindé- Independente do local do jogo, nós queremos vencer, mas jogar no campo onde trabalhamos (Raimundão) é melhor ainda. Trabalhamos lá e isso só aumenta nossa confiança.Se jogassemos no Castelão seria outra coisa por causa do gramado de lá que é um tapete mas independente do local, volto a dizer, nossa meta é sempre vencer