Vina, do Ceará no
"top11" do Brasileirão 2020
|
Vina, do Ceará, foi eleito um dos 11 melhores do Brasileirão (Divulgação/CBF) |
Portal Esportivo CE/
O meiocampista Vina, do Ceará Sporting Clu foi eleito um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro de 2011, e integra a Seleção do certame nacional A eleição aconteceu por meio da votação dos treinadores e capitães das equipes participantes da competição e jornalistas
A carreira
Vinícius Goes Barboza de Souza, ouVina, 29 anos, paranaense, nascido em Curitiba, Vina começou a carreira em 2009 na base do Paraná Clube, onde ficou ate 2010, quando foi para rival Coritiba, tendo uma passagem rápida pelo Joinville em 2112 e depois voltando ao Coxa.
Foi em seguida para o Tupi-MG, Londrina,voltando ao Coritiba em 2013, jogando em seguida no Esportivo, de Bento Gonçalves-RS, Náutico, e atuando em 2015 no Fluminense. Em seguida foi para o Athlético-PR. Náutico, Bahia, Atlético-MG (em 2019).Chegou ao Ceará em 2020
No Ceará Vina fez 59 jogos pelo Ceará e marcou 23 gols. Somente no Brasileirão foram 13 gols em 31 jogos e 2607 minutos em campo. Na Copa do Nordeste foram cinco gols em 11 jogos; na Copa do Brasil Vina fez quatro gols em nove jogos; e no Cearense, um gol em oito partidas.
A premiação organizada pela CBF começou a ser entregue no ano de 2005 e foi a primeira vez que um jogador do futebol cearense integrou a seleção do campeonato. Nos anos anteriores, somente um atleta do futebol nordestino havia sido considerado um dos onze melhores do Brasileirão.
Na premiação, Vina citou o seu desejo de deixar seu nome marcado na história alvinegra e a magnitude que o Ceará passa a ter em sua vida. “Fico muito felliz por esse momento. Desde que cheguei no clube, digo que quero fazer história no Ceará. Para mim, é muito gratificante receber esse prêmio, o primeiro da minha vida, o que torna o Ceará ainda mais importante para mim”, finalizou.
Fla, Inter e Palmeiras como base
A seleção dos melhores atletas do Nacional de 2020 ficou dividida entre Flamengo, Internacional e Palmeiras com dois representantes. Ceará, Atlético-MG, Corinthians e Santos tiveram um nome.
A seleção do Brasileiro 2020: Weverton (Palmeiras); Fagner (Corinthians), Gustavo Gómez (Palmeiras), Victor Cuesta (Inter) e Guilherme Arana (Atlético-MG); Edenílson (Inter), Gerson (Flamengo), Claudinho (Red Bull Bragantino) e Vina (Ceará); Marinho (Santos) e Gabigol (Flamengo).
Abel Braga foi eleito o melhor treinador do Campeonato Brasileiro. Abelão levou o Inter a nove vitórias seguidas, um recorde na era dos pontos corridos, e lutou pelo título até a última rodada do certame nacional.
A artilharia se dividiu entre Luciano, do São Paulo, e Claudinho, do Bragantino, ambos com 18 gols. Eles brigaram com Marinho, do Santos, e Thiago Galhardo, do Internacional pela artilharia.
Foi eleito o "craque da galera", por r meio de votação popular, e o atacante Gabriel Barbosa foi eleito com 53% dos votos. O segundo colocado foi Luciano, do São Paulo, com 27%, enquanto Marinho, do Santos, ficou em terceiro com 6%.
Na arbitragem, o melhor quarteto teve: Leandro Pedro Vuaden, Neuza Back, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Wagner Reway.
Feminino
O campeão do brasileiro feminino de 2020, o Corinthians foi premiado. A meia Gabi Zanotti também levou o prêmio de melhor jogadora da competição. O time paulista teve oito jogadoras eleitas: goleira Lelê, a zagueira Erika, a lateral-esquerda Tamires e as meio-campistas Andressinha e Gabi Zanotti. E Arthur Elias levou o prêmio de melhor treinador da temporada.