LEÃO TRI, VOZÃO VICE
Fortaleza supera o Ceará: confira
os números do estadual alencarino
|
Fortaleza ficou com o título cearense de 2021 (Fortaleza EC) |
Terminado o Campeonato Cearense de 2021, o Fortaleza, após empatar com o Ceará por 0 a 0 na grande final, acabou ficando com o título por ter melhor campanha que o Vozão. Confira os números do estadual. O Leão teve esse retrospecto no estadual: 21 pontos em nove jogos, 77,7% de aproveitamento, nove jogos, seis vitorias e três empates, 26 gols pró e três contra. O Ceará,vice campeão, somou 16 pontos em nove jogos, 59,2% de aproveitamento, nove jogos, cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, 18 gols pró e oito gols contra. |
Lance da grande final, 0 a 0 entre Leão e Vozão
|
Ferroviário terceiro e Atlético em quarto
Entre os semifinalistas, o Ferroviário fez a terceira melhor campanha, com 34 pontos em 15 jogos, 75,5% de aproveitamento, 15 jogos, dez vitórias, cinco empates e duas derrotas, 26t gols pró e 12 contra. O Atlético, outro semifinalista, fez 23 pontos em 15 partidas, com seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas, 34 gols marcados, o ataque mais positivo do torneio, e 25 sofridos e 51,1% de aproveitamento dos pontos.
Cacique do Caju, campeão do Interior
O Pacajus foi o campeão do interior, e terminou com quinta melhor campanha, com 23 pontos em 14 jogos, cinco vitórias, sete empates e duas derrotas, 19 gols pró e 12 contra, 54,7% de aproveitamento.
O Icasa foi o sexto melhor retrospecto com 13 pontos em 14 jogos, quatro vitórias, sete empates e três derrotas, 12 gols pró e 24 contra, 30,9% de aproveitamento. O Crato fez a sétima melhor campanha,com nove pontos em 14 partidas, duas vitórias, três empates e nove derrotas, 13 gols marcados e 32 sofridos, 21,4% de aproveitamento.
Raposa em antepenúltimo
O Caucaia foi o oitavo e antepenúltimo colocado após duas fases (já computada a perda de seis pontos do STDJ). Foram oito pontos em 14 jogos, três vitórias, dois empates e dez derrrotas 25 gols marcados (incluindo os 4x1 contra o Pacajus), 31 sofridos, e 19% de aproveitamento.
Bugre e Barbalha rebaixados
Os rebaixados: Guarany, sete jogos, cinco pontos, uma vitória, dois empates e quatro derrotas, quatro gols pró e dez contra, aproveitamento de 23,8%. E o Barbalha, quatro pontos em sete jogos, uma vitória, um empate e cinco derrotas, cinco gols pró e 23 gols contra, e 19% de aproveitamento.
Numeros do estadual
Artilheiros do estadual
14 gols - Olávio (Atlético); 8 gols - Ciel (Caucaia); 7 gols - Valdo Bacabal (Atlético) e Adilson Bahia (Ferroviário); 4 gols - Hugo Freitas (Caucaia), Wandson (Atlético), Berguinho (Ferroviário), Lucas Crispim,Robson Wellington Paulista (Fortaleza), Diego Palhinha e Testinha (Pacajus); 3 gols - Felipe (Ceará, Carlos e Neto Oliveira (Crato), Tiago Cunha (Atletico), Wendson (Ferroviário), Luiz Henrique e Romarinho (Fortaleza), Nael (Icasa), e Bili (Pacajus); 2 gols - Everton e Vitor Ribeiro (Caucaia)
Balanço geral
Total de 59 jogos, 70 gols na primeira fase; 95 nas segunda fase; 9 nas semifinais e final; total: 174 gols;média de 2,9 gols por jogo
A FINAL
Empate no clássico-rei deu tricampeonato ao Leão
A final do Cearense 2021 teve o Fortaleza faturando o tricampeonato no último dia 23 de maio, com o empate sem gols com o rival Ceará, no clássico-rei ogado no Castelão em partida única. O Leão levou a vantagem por ter melhor campanha.
O jogo
O primeiro tempo teve poucas chances. O Ceará tentou aos 25 minutos, na tentativa de gol olímpico de Jorginho, mas Felipe Alves evitou. Logo depois Jorginho foi derrubado na área, o árbitro marcou o penal, foi chamado pelo VAR e anulou a marcação. O Fortaleza quase não chegou à meta do Vozão.
No segundo tempo, no inicio David exigiu boa defesa de Richard e no rebote, Wellington Paulista desperdiçou para fora. Apesar de movimentado e nervoso, as chances não apareceram. Sem força no ataque, o Vozão só pressionou no final e chegou com Saulo na melhor chance. e ficou nisso, 0 a 0 e título para o Tricolor do Pici.
Súmula da final
Fortaleza 0x0 Ceará
Final do Campeonato Cearense de 2021
Data: 23 de maio de 2021, Arena Castelão
Arbitro: Rafael Traci (SC); assistentes:Nailton Oliveira (CE) e Eleutério Marques (CE)
Cartões amarelos - Fortaleza - Titi, David, Carlinhos; Ceará - Jorginho, Fernando Sobral, Gabriel Dias
Times
Fortaleza - Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Carlinhos; Éderson, Felipe (Matheus Jussa) e Matheus Vargas (Daniel Guedes); Robson (Lucas Crispim), Wellington Paulista e David (Romarinho). Técnico: Juan Vojvoda.
Ceará - Richard; Gabriel Dias (Cléber), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Oliveira, Fernando Sobral e Jorginho (João Victor); Lima (Saulo Mineiro), Yony González (Vina) e Jael (Felipe Vizeu). Técnico: Guto Ferreira
Confira a lista dos campeões
estaduais de 2021 até o momento
Alagoas: CSA
Amazonas: Manaus FC
Bahia: Atlético de Alagoinhas
Ceará: Fortaleza
Distrito Federal: Brasiliense
Espírito Santo: Real Noroeste
Goiás: Grêmio Anápolis
Maranhão: Sampaio Corrêa
Mato Grosso: Cuiabá
Mato Grosso do Sul: Costa Rica
Minas Gerais: Atlético Mineiro
Pará: Paysandu
Pernambuco: Náutico
Piauí: Altos
Rio de Janeiro: Flamengo
Rio Grande do Sul: Grêmio
Sergipe: CS Sergipe
São Paulo: São Paulo
Amapá: o Estadual começa em 20 de julho
Acre: o Estadual começa em 4 de julho
Paraná: Em andamento
Paraíba: Em andamento
Rondônia: Em andamento
Roraima: Em andamento
Rio Grande do Norte: Em andamento
Santa Catarina: Avaí e Chapecoense na final
Tocantins: Suspenso