Ordem é recuperar tricolores de
desgaste de várias competições
|
André Souto, preparador físico do Caucaia EC (AI CEC) |
Um do segredos da grande campanha do Caucaia Esporte Clube na temporada 2017, além do bom trabalho do então treinador Sérgio Alves, apoio da direção e elenco focado, foi sem dúvida a consistência física do time tricolor, que conquistou o acesso para a Série B e fez uma boa campanha da Taça Fares Lopes. Trabalho esse realizado pelo preparador físico André Souto. O profissional estava no Maranguape, na primeira divisão deste ano, mas voltou ao Caucaia, para a Série B, a pedido da diretoria e do treinador Roberto Carlos Santos.
Falando ao O ESPORTIVO, nesta semana, Souto fez uma avaliação da situação do time no aspecto físico. E fez uma revelação importante: vem trabalhando para equacionar o problema da fadiga muscular. Segundo Souto, muitos jogadores vinham num ritmo muito forte e disputando seguidamente durante dois anos, três competições ou mais: primeira, segunda e terceira divisões.
"Foi feito um trabalho regenerativo para poder recuperar a fadiga muscular dos atletas. Realizamos um trabalho na praia (semana passada), para tirar esse stress do habitat natural deles (o campo), e que ajuda no aspecto mental. Estamos ainda fazendo um trabalho mais específico com academia visando essa reta final e a fase final", detalho Souto.
|
Souto fez um grande trabalho em 2017 |
Segundo o preparador físico da Raposa Metropolitana, se conseguiu avaliar bem o elenco, apesar dele ter chegado durante o campeonato: "Isso porque a maioria dos atletas participou da primeira divisão. e estamos trabalhando essa questão da fadiga muscular pois muitos atletas vem de duas temporadas jogando a primeira, a segunda e até a terceira divisão. Por isso vimos um cansaço muito grande. Mas essa condição já melhorou depois que demos um periodo de descanso a eles. E vimos uma boa melhora no jogo do Barbalha em relação ao anterior", destacou o preparador físico.
André Souto disse que existe sim essa preocupação de recuperar os atletas mais desgastados e dar um descanso quando é exigido. "Esse desgaste é devido ao calendário, mas esse é o ganha-pão deles (atletas), que precisam estar empregados. E a nós preparadores físicos, cabe recuperar esses atletas e dar descanso quando preciso. Como eu digo, descanso também é treino", disse, ao elogiar todo o grupo tricolor na Série B.
O preparador físico revelou que é a primeira vez que trabalha com Roberto Carlos Santos, atual treinador da Raposa: Ele (trenador), me procurou anteriormente para ir com ele quando estava no Iguatu, mas como eu estava no Maranguape, não deu para ir. Espero que essa parceria dê muitos frutos", finalizou Souto.
Treinou no domingo
O técnico Roberto Carlos comandou mais um treinamento na manhã deste domingo (29). Os atletas realizaram treinamento tático -técnico e logo depois foram submetidos a uma sessão de crioterapia.
O elenco ganhou folga na tarde e nesta manhã de segunda-feira realizou um trabalho leve. Em seguida o time concentra para o jogo desta terça-feira às 16h contra o Pacajus no Presidente Vargas, que fecha a sétima e antepenúltima rodada da primeira fase da Série B
Placar da rodada e situação da Série B
Caucaia e Pacajus fecham nesta terça-feira, a sétima rodada da primeira fase do Cearense Série B, que começou no fim de semana com três partidas. Sábado, dia 28, no Raimundo Oliveira, em Caucaia, o Barbalha fez 2 a 1 no Itapipoca;domingo, 29, no PV, o Guarany de Sobral venceu o Maracanã por 2 a 1; e no mesmo domingo, Icasa e Limoeiro ficaram no 0 a 0 em Juazeiro, no Romeirão; o União ganhou os pontos do desistente Aliança, 3 a 0.
Com esses resultados, uma vitória nesta terça-feira contra o Pacajus, recoloca o Caucaia EC no G-6 (grupo dos seis times que passam para a segunda fase). Já estão classificados, Barbalha, 17 pontos, e Guarany, 16 pontos. Restam quatro vagas em disputa.
O União de Brejo Santo, tem 14 pontos, Maracanã e Pacajus têm 11 pontos, o Icasa tem 10 pontos; Caucaia e Limoeiro somam 9 pontos; vindo atrás, já praticamente com um pé na terceira divisão de 2019, o Itapipoca com 3 pontos, sendo que o Aliança desistiu e joga a Série C no ano que vem.
Depois de encarar o Pacajus, o Caucaia terá mais dois jogos. Domingo, dia 6 no Raimundo Oliveira contra o Maracanã às 16h, e dia 13 de maio, 15h30, no Bandeirão, em Limoeiro do Norte contra o Esporte Limoeiro. Segundo as contas da diretoria tricolor, duas vitórias, contra Pacajus e Maracanã, praticamente podem encaminhar a vaga para a fase final do Caucaia.
Sub-20 perdeu e está fora
O time sub-20 do Caucaia EC perdeu pela contagem de 4 a 1, neste final de semana, para o Menina Olímpica, na terceira rodada do Campeonato Cearense da categoria, jogo da terceira rodada. A partida ocorreu sábado, 28 de maio no Raimundo Oliveira. Na mesma rodada o Ferroviário ganhou por 6 a 1 do Santa Cruz.
Os meninos tricolores terminaram o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, gols de Pedro aos 20 e Gustavo aos 45 minutos. No segundo tempo, Caio aos 18 e Jeovânio aos 21 ampliaram para adversario, e Sávio aos 33 marcou o único gol tricolor, 4 a 1, placar final.
O Caucaia jogou com: Josué; Francisco, Ivo, Kaio e Jonas; Amauri, Jardeson, Vitor e Wellington; Marcelo e Joilson, entrando depois Leonardo, Juan, Leo Ferreira, Sávio e Valdeir. Técnico: Antonio Glaison, Jeronimo Paiva.
O Caucaia, já fora de qualquer chance de classificação (perdeu para o Uniclinic, 5 a 1, Ferroviário, 2 a 1) encerra a participação dia 6 de maio em Felipe Santiago, 13h contra o Santa Cruz. O grupo C é liderado pelo Menina Olimpica com 7 pontos, seguido pelo Ferroviário com 6, Uniclinic com 4, sendo que Caucaia e Santa Cruz não pontuaram.