Tubarão decide vaga para
a grande final domingo no RS
 |
| Ferroviário joga domingo em Porto Alegre contra o São José |
Com a vaga assegurada na Série C de 2019, o Ferroviário Atlético Clube busca agora o segundo objetivo na temporada de 2018, no Campeonato Brasileiro da Série D, o título. Para isso, precisa se garantir na grande final. E para isso precisa carimbar a vaga nas semifinais neste domingo no Estádio Passo D´Areia, em Porto Alegre, diante do São José às 15h.
Como venceu o primeiro jogo, dia 16 contra o Zequinha, em Fortaleza, o Ferrão precisa de um simples empate ou até não perder por um gol de diferença.O ganhador enfrenta quem sair da outra semifinal entre o Imperatriz-MA e o Treze-MA. No primeiro jogo no Frei Epifânio, jogando em casa, o Imperatriz venceu por 1 a 0 e o segundo encontro ocorre dia 23, segunda-feira no Amigão, em Campina Grande-PB.
Numeros do Ferrão
Nas quartas-de-finais o Ferroviário passo pelo Campinense-PB (3x2,0x1 e 5x4); o São José pelo Linense-SP (0x1 e 2x0); o Treze pelo Caxias-RS (1x0 e 3x1); e o Imperatriz pelo Manaus-AM (1x0, 1x2 e 3x2). Nas oitavas o Ferrão tirou o Altos-PI (1x1 e 4x2); na segunda fase o Ferrão eliminou o Cordino-MA (3x3 e 1x0).
Na primeira fase,no grupo A4, o Tubarão da Barra foi o primeiro lugar com dez pontos em seis jogos, duas vitórias e quatro empates, sete gols marcados e cinco sofridos, superando: Cordino-MA com nove pontos, 4 de Julho do Piaui com 6 e o Interporto de Tocantins com 5 pontos. E fazendo essas partidas: 1x1 Cordino (f), 1x1 4 de Julho (c), 3x2 Interporto (f), 1x1 Interporto (c), 1x0 4 de Julho (f) e 0x0 Cordino (c).
Carius briga pela artilharia
O Ferrão tem o artilheiro da Série D, Edson Carius, com nove gols e briga pelo troféu com Junior Chicão, do Imperatriz, que tem oito gols. Outros goleadores do Ferrão: Mazinho com três gols, Juninho Quixadá, que saiu para o Vozão, com três, Janudo com dois gols; Gleidson, Esquerdinha, Valdeci e Luis Soares com um gol.
Quixadá deixa Tricolor
O jogador Juninho Quixadá deixou o Ferrão para jogar pelo Ceará. O Ferroviário tinha contrato com o atleta até ao final da série D, porém existia uma cláusula que após a conquista pelo acesso, caso surgisse uma proposta de um clube do exterior ou da série A, o jogador estaria livre para negociar.
A primeira passagem de Juninho no Ferroviário foi em 2009, ano da última disputa do Clube no Campeonato Brasileiro série D. Naquele ano, Juninho foi um dos destaques da equipe. Nessa segunda vez com o manto coral, o atacante retornou ao Ferrão no dia 28 de fevereiro e foi apresentado para a torcida no intervalo do primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil contra o Vila Nova no Estádio Presidente Vargas. Na Série D, Juninho foi decisivo e deu diversas assistências, marcou no empate de 1 a 1 com Altos, fez gol na vitória sobre o Campinense de 3 a 2 e na sua última partida com a camisa do Ferrão, marcou mais um golaço, que contribuiu na vantagem sobre o São José de 3 a 1.
Jogo anterior
O primeiro jogo contra o São José foi uma partida muito pegada desde o início, ambas as equipes marcavam muito, situação que dificultava o trabalho dos setores de criação. Mesmo encontrando uma forte marcação, o Ferrão tomou as primeiras iniciativas ofensivas e aos dezoito minutos, surge a primeira oportunidade. Em rápido contra-ataque, Janeudo recebe, finaliza e a bola passa por cima do gol. Logo após o lance, veio o primeiro cartão amarelo, Mazinho comete falta e o árbitro penalizou o volante coral.
O Ferrão abriu o placar, mais uma vez, a equipe coral puxa um rápido contra-ataque, a bola sobrou para Juninho Quixadá, que dominou a bola, driblou o zagueiro, finalizou e marcou um golaço. O time Gaúcho empatou dois minutos depois, Kelvin invadiu a área, chutou cruzado e empatou o jogo.
O jogo voltou a ficar bem pegado, as equipes esbarravam nos setores de defesa. O Tubarão da Barra ainda teve uma última chance no primeiro tempo. Sávio avançou, driblou dois defensores, bateu cruzado e Edson Cariús de carrinho quase marcou o gol. Antes do primeiro tempo acabar, o árbitro amarelou o volante Leanderson. Depois disso a primeira etapa de jogo foi encerrada. O placar não sofreu mais nenhuma alteração, acabou 1 a 1.
O jogo retornou e logo no início, Juninho Quixadá recebeu cartão amarelo. Aos seis minutos a primeira chance. Juninho desviou de cabeça em cruzamento para a área, mas a bola foi para fora. Em seguida, o árbitro deu cartão amarelo para Janeudo. O segundo gol saiu, Cariús recebeu e finalizou ao gol, mas o assistente marcou impedimento do atacante. Aos dezesseis, Marcelo Vilar realizou a primeira substituição, Esquerdinha saiu e deu vaga para Valdeci. Pouco tempo depois, Vilar mudou de novo, Gleidson entrou no lugar de Leanderson.
As alterações deram mais ofensividade ao time coral e com o apoio da torcida, o time começou a pressionar mais o adversário. A pressão deu resultado, Lucas Mendes lançou Valdeci, que mandou a bola na pequena área e Mazinho chegou por trás, mandando para as redes. Logo em seguida, o técnico coral realizou a última alteração, Juninho Quixadá deu lugar para o atacante Rafael Guedes.
O time Gaucho ainda ameaçou o goleiro Gleibson, aos trinta e sete, Janderson cabeceia com perigo e o arqueiro coral faz um grande defesa. Veio o terceiro gol, em escanteio cobrado, Gleidson desviou e ampliou o marcador para o Ferroviário. A última chance de gol veio aos quarenta e seis minutos, o zagueiro Luis Fernando cabeceou com perigo e a bola passou tirando tinta do travessão. E não deu tempo de mais nada, o árbitro encerrou a partida.
Ferroviário 3 X 1 São José
Local: Arena Castelão
Data: 16/7/2018
Horário: 20 horas
Gols - Ferroviário: Juninho Quixadá, Mazinho e Gleidson; São José: Kelvin
Ferroviário: Gleibson, Lucas Mendes, Luis Fernando, André Lima e Sávio; Mazinho, Leanderson (Gleidson), Esquerdinha (Valdeci) e Janeudo; Juninho Quixadá (Rafael Guedes) e Edson Cariús
Técnico: Marcelo Vilar
Público pagante: 2.464; Não pagantes: 237 / Renda: R$ 40.854,00