Rivail Oliveira/Esportivo CE
Foi uma vitória daquelas, conseguida com a raça e a determinação e o coração na "ponta da chuteira" ! Num jogo onde brilhou novamente a estrela da "fera": Ciel, que deixou sua marca duas vezes e levou o Caucaia Esporte Clube a uma importante vitória por 2 a 0 contra o bom time do Iguatu, nesta noite de quarta-feira (24/10), no Estádio Raimundo Oliveira, pela primeira rodada das semifinais da Taça Fares Lopes, que dá uma vaga para a Copa do Brasil de 2019. Na outra semifinal, no Domingão, o Ferroviário derrotou o Horizonte por 2 a 0.
Com essa vitória, o Caucaia pode até perder por um gol no jogo da volta, sábado, 17h no Morenão, para o mesmo Iguatu, que ainda fica com a vaga para a final. Se o Iguatu fizer dois gols de diferença, se classifica. A mesma situação vale para o Ferroviário, que recebe sábado, 16h o Horizonte no PV e pode até perder por um gol de saldo, sendo que o Galo do Tabuleiro, de Horizonte tem que marcar três gols pelo menos de saldo, para se classificar pois o Ferrão tem melhor campanha e jogava por dois resultados iguais.
Jogo pegado e Caucaia pressiona
|
Ciel deixou sua marca: dois gols |
O desenho do jogo no primeiro tempo no Raimundão apresentou um "jogo de xadrez". De um lado, o Caucaia de Washington Luis, precisando ganhar, mas sem se expor, e montando um time com Ciel flutuando com liberdade, Vanderlan caindo pelos lados e Netinho e Tiago vindo de trás, para tentar furar a forte marcação imposta pelo Azulão do Centro Sul. No Iguatu, time com bons valores técnico, o ex-treinador tricolor Roberto Carlos, congestionou o meio, sem a posse de bola, reduzindo todos espaços para o time caucaiense; e com a bola, saindo em velocidade com Elanardo, Patuta, e principalmente os avantes Leilson e Tiago, que deram um baita trabalho para defesa tricolor.
O placar terminou em 0 a 0 no primeiro tempo, mas as equipes bem que tentaram o gol: o Caucaia teve sete arremates contra quatro chances do time azul. Aos nove o Caucaia saiu jogando errado, E Dedé levou perigo ao gol de Rafael; o Caucaia repondeu aos 18 numa falta rasteira de Diego; aos 18 Leilson mandou para fora; aos 22, o goleiro Bruno Colaço teve de trabalhar num bom ataque da Raposa .
Sustos para a torcida tricolor
Aos 27, um baita susto na torcida tricolor, que veio em bom número (poderia ter sido melhor) no Raimundão, quando Dedé acertou o travessão de Rafael. O jogo era pegado; aos 35 Olavio mandou por cima da meta azul; aos 37 foi a vez de Netinho desperdiçar. O Iguatu até marcou aos 40 num cruzamento de Zé Aquiraz para Tiago, mas a arbitragem de Magno Cordeiro (que deixou o jogo correr e as faltas seguidas, algumas mais fortes ocorrerem, sem dar cartão), impugnou o lance marcando impedimento. E aos 41 Ciel ficou frente a frente como Colaço, mas o goleiro fechou bem o ângulo e defendeu o arremate do número 99 da Raposa.
OS GOLS DO JOGO: IGUATU TV
Brilha a estrela de Ciel, 2 a 0
No segundo tempo, o Caucaia voltou diferente, com um outro posicionamento, marcando mais à frente. E as entradas de Moré, incomodando mais a defesa azul, e Tininho, vindo de trás e dando mais rotatividade ao time, foi fundamental. Com isso o Caucaia mandou no jogo, e o Iguatu manteve a postura monocrática do primeiro tempo, de jogar no erro tricolor. Que foi criando chances, mas sem a caprichar no arremate final: aos cinco, aos 18, e aos 23 e 31 com Ciel, sendo esse último, uma grande chance.
Mas que tem estrela, sempre brilha. E na hora certa. Numa das blitzes que o Caucaia executou na defesa do Iguatu, aos 34, um cruzamento da direita e Ciel testou longe do alcance de Colaso, 1 a 0, explodindo de alegria a emoção do torcedor tricolor no Raimundão!
Após tomar o gol o Iguatu tentou sair da "casinha" nos dez minutos finais para buscar a igualdade. Foi fatal. Num ótimo contra-ataque tricolor, aos 42, num lateral cobrado na direita dentro da área o artilheiro mostrou toda sua categoria, 2 a 0 ! Era o gol da vantagem que a Raposa precisava para o segundo jogo, em Iguatu. O Azulão ainda exigiu uma portentosa defesa de Rafael, e terminou assim, no Raimundo Oliveira. A Rádio Cauipe FM transmitiu o jogo em parceria com a Rádio Mais FM, de Iguatu com narração de Ricardo Silva.