Atlético surpreende e vence
o Ferroviário na primeira rodada
Horizonte e Guarany ficaram no 1 a 1; Barbalha x Iguatu e Floresta x Guarani de Juazeiro fecham a rodada neste domingo
|
No PV o Atletico Cearense venceu o Ferroviário (Divulgação AC) |
Com dois jogos, e uma baita surpresa, começou neste sábado, 5 de janeiro, o Campeonato Cearense de 2019. No Presidente Vargas, o Ferroviário foi surpreendido e perdeu para o Atlético Cearense por 3 a 2. Na outra partida da rodada, no Domingão, o Horizonte ficou no empate, jogando em casa com o Guarany de Sobral, 1 a 1. A primeira rodada se completa neste domingo, dia 6 de janeiro com mais duas partidas às 16h. Jogam no Romeirão, em Juazeiro do Norte, Barbalha e Iguatu; e no Domingão, Floresta e Guarani de Juazeiro.
Derrota do Ferrão
O Ferroviário entrou em campo para enfrentar o Atlético Cearense, na primeira rodada do Estadual, e a e equipe coral foi surpreendida e perdeu por 3 a 2.
|
Anderson Sobral marcou duas vezes (Divulgação AC) |
O Ferrão começou pressionando e perdeu diversas chances de gol. O Atlético seguia seu modelo de jogo e logo foi premiado com o primeiro gol. Após boa jogada, o lateral direito Ronaldo lançou o centroavante Rômulo, que dominou e bateu na saída do goleiro Gleibson, que quase conseguiu evitar o gol. Após isso, o Ferroviário pareceu ter sentido o baque, o que culminou no segundo gol do Atlético. Após um bate-rebate dentro da grande área, o zagueiro Anderson Sobral apareceu sozinho e marcou o segundo gol da Águia, que desceu para o intervalo com uma grande vantagem.
No segundo tempo, o Ferroviário voltou novamente pressionando e logo foi premiado pela insistência. O Tubarão da Barra, diminuiu com o atacante Edson Cariús, após um pênalti duvidosamente assinalado. O gol inflamou a equipe Coral, que aos 19’ empatou o jogo em um belíssimo gol do atacante Siloé. O gol de empate parece ter acordado a equipe do Atlético, que partiu para cima. Dudu Itapajé quase marcou um gol do meio do campo, aquele mesmo que Pelé não fez. Aos 32’, em cobrança de escanteio de Fábio Leite, o zagueiro Anderson Sobral apareceu novamente sozinho dentro da área e deu números finais.
O próximo compromisso do Ferroviário será contra o Guarany de Sobral, dia 9 de janeiro, às 21h30, no Junco. Os atletas do Atlético ganham folga neste domingo, e se reapresentam na segunda-feira para iniciar a preparação para o duelo diante do Floresta, que ocorrerá no próximo sábado, 12, novamente no Estádio Presidente Vargas, às 16h
Sumula: Ferroviário 2 X 3 Atlético Cearense - Local: Presidente Vargas; Data: 05/01/2019; árbitro: Avelar Rodrigo; assistentes: Armando Lopes e Franco Weber; Cartões amarelos: Artur, Dudu Itapajé e Daniel (Atletico); Afonso (Ferroviário); gols
: Gols: Rômulo, aos 24´1T , Anderson Sobral aos 34´1T e 33´2T (Atletico), Edson Cariús aos 2´2T e Siloé aos 22´2T (Ferroviário). Times: Ferroviário : Edson Cariús e Siloé, Atlético Cearense: Romulo e Anderson Sobral (2). Times: Ferroviário: Gleibson, Gustavo, Afonso, André Lima e Fernandes (Enercino); Mazinho, Robson Simplício (Klenisson), Janeudo (Emerson Catarina) e Jean; Siloé e Edson Cariús. Técnico: Marcelo Vilar. Atlético: Artur, Ronaldo, Tairone, Anderson Sobral e Alex Barros (Elvis); Daniel, Fábio Leite, Zizu; Danielzinho (Ronda), Dudu Itapajé (Martinez) e Rômulo. Técnico: Luan Carlos. renda: R$ 15.194,00; Público pagante: 905, Nao pagante: 75
Horizonte 1x1 Guarany
|
Horizonte e Guarany ficaram no 1 a 1 no Domingão (Divulgação/Horizonte) |
Na outra partida da rodada, no Estádio Domingão, Horizonte e Guarany de Sobral empataram por 1 a 1. Marcou para o Horizonte o jogador Wesley ao 45´1T e empatou Alex Maranhão para o Guarany aos 2´2T.
Na segunda rodada, o Horizonte enfrenta o o Iguatu, no Morenão, às 16h do sábado, dia 12 de janeiro; enquanto o Guarany de Sobral pega o Barbalha,domingo, 13 de janeiro no Estádio do Junco, às 16h.
Lançamento do estadual
A Federação Cearense de Futebol lançou, na noite desta sexta-feira (04), na sede da mentora, o naming right do Cearense Série A deste ano, agora, Cearense Polo Wear 2019. A empresa paulista, consolidada em todo o país, é uma marca de vestuário que mescla o estilo casual e esportivo. “A Polo Wear, marca paulista, está se tornando um coração cearense, porque nós que amamos o futebol, teremos a honra de participar desse maravilhoso Campeonato Cearense, junto agora com duas equipes que vão brilhar na Série A do Brasileirão. Juntos somos mais fortes”, disse o diretor presidente, Roberto Restum.
“Hoje nós estamos apresentando a vinda da Polo Wear para o futebol cearense, uma grande empresa brasileira que acredita no trabalho feito pela Federação”, pontuou Mauro Carmélio. O presidente da FCF aproveitou o momento para divulgar que o troféu da Primeira Fase do certame, levará o nome de Sérgio Pinheiro.
* Os times do Cearense Oito clubes disputam a primeira fase e seis, avançam para a segunda etapa da competição estadual. O primeiro colocado levantará o troféu Sérgio Pinheiro e garantirá vaga na Copa do Brasil 2020. Os times do estadual:
Barbalha
As atividades do Barbalha começaram no dia 12 de dezembro. Com 25 atletas no plantel, as expectativas são as melhores possíveis. A meta é a permanência da primeira divisão. O clube manteve a base de atletas que joga junto há dois anos. O destaque da equipe é o meia Netinho, que jogou pelo clube na terceira divisão e foi campeão da Série B. O treinador é Washington Luiz. A Comissão Técnica é composta ainda pelo auxiliar e analista de desempenho, pelo preparador físico Arimatéia e Cabal (preparador de goleiros).
Ceará
O atual bicampeão cearense vai em busca do tricampeonato neste ano. O Alvinegro conta com um plantel de 29 jogadores. O destaque da equipe é o meia Felipe Baxola, atleta mais esperado pela torcida. O Vovô manteve a base do time que assegurou permanência na elite do futebol brasileiro e vai mandar para o campo atletas como o zagueiro Luiz Otávio, Everson, Samuel Xavier, Felipe Jonatan e Juninho. O comandante do time será o técnico Lisca, que terá ainda na comissão, os auxiliares Marcio Hahn e Marcelo Rospide, o analista de desempenho Alcino Rodrigues, o preparador físico Eduardo Ballalai, além dos preparadores de goleiro, Everaldo Santana e Handerson.
FC Atlético
A pré-temporada do FC Atlético teve início no final de novembro. A equipe vai brigar pelo título da primeira fase para assim garantir vaga na Copa do Brasil 2020 e quem sabe chegar até a semifinal do torneio. A equipe conta com 29 atletas no elenco e tem como destaque o atacante Rômulo, que tem 28 anos, vice-artilheiro do Alagoano 2018 com oito gols pelo ASA. O jogador possui 1,86m de altura, é cearense, natural de Parambu. Luan Carlos, 26 anos, é o treinador da Águia da Precabura. Ano passado, o técnico mais jovem do país, conquistou o terceiro lugar no torneio e assegurou a equipe no Brasileiro Série D deste ano.
Floresta
O Floresta passou por uma reformulação após a campanha ruim na Taça Fares Lopes. O clube contratou Paulinho Kobayashi, técnico bicampeão piauiense pelo Altos e atletas como o lateral-direito Levy, vindo do Clube do Remo-PA; o volante Marconi, oriundo do Altos-PI e o centroavante André Tavares, que atuou pelo Atibaia-SP na última temporada. Além destes atletas, o Verdão teve o reforço do volante Iago Barbosa e do meia Wallace. Wallace e Iago Barbosa são, ao lado do veterano Magno Alves, que permanece no clube, as grandes apostas alviverdes para chegar longe no estadual. A pré-temporada da equipe começou no dia 12 de novembro. A meta inicial do Lobo da Vila é terminar a primeira fase do campeonato em primeiro lugar e, com isso, conquistar a vaga antecipada na Copa do Brasil de 2020.
Ferroviário
A pré-temporada do Tubarão da Barra teve início no dia 5 de dezembro. Com 31 jogadores no plantel, as expectativas são boas, considerando que o Ferrão preservou mais de 90% elenco campeão do Campeonato Brasileiro Série D e da Taça Fares Lopes 2018. O time espera fazer uma boa competição. O destaque do clube coral é o atleta Edson Cariús.
Fortaleza
O Fortaleza iniciou as atividades no último dia 02 de janeiro. A expectativa em relação ao Campeonato Cearense é bem positiva. Depois do título do Brasileiro Série B, da confirmação da participação na Copa do Brasil, já nas oitavas de final e da Copa do Nordeste o Tricolor vai em busca da reconquista do título. A equipe será comandada pelo técnico Rogério Ceni e conta atualmente com 23 atletas e tem como destaques: Marcelo Boeck (goleiro), Marlon (meia) e Edinho (atacante). O Leão fez nove contratações: Felipe Alves (goleiro), Diego Ferreira (lateral direito), Patrick (zagueiro), Carlinhos (lateral esquerdo), Paulo Roberto (volante), Madson (meia atacante), Edinho (atacante), Júnior Santos (atacante) e Pedro Jr. (atacante).
Guarani
O Guarani (J) vem forte para as disputas do certame estadual. A equipe começou a pré-temporada no dia 10 de dezembro e contratou 13 atletas do Campo Grande, campeão do Cearense Série C. O plantel conta com 25 jogadores. O artilheiro Tiago Silva e o experiente Diego Martins são os destaques do Leão do Mercado. O clube mesclou juventude experiência no elenco da equipe que deseja fazer boa campanha no certame. O técnico campeão da terceira divisão, João Severo, levou sua comissão técnica para as disputas do torneio estadual.
Guarany
Depois de voltar à Série A do Cearense, o Guarany (S) passou por uma grande reformulação no elenco e comissão técnica, com o objetivo de fazer uma Primeira Fase tranquila e sólida, classificar-se para a Segunda Fase e assim alçar voos mais altos, como a vaga para o Brasileiro Série D 2020. A pré-temporada do time sobralense começou no dia 17 de dezembro. O Bugre possui um elenco com 27 atletas. A equipe conta com atletas renomados como o atacante Waldison, ex-Giresunsoir (Turquia), o goleiro Douglas e Leandro ex-Fortaleza. O comando do time ficará sob a responsabilidade do técnico Anderson Silva, que atuou no Vitória-BA ano passado.
Horizonte
O Galo do Tabuleiro pretende surpreender o torcedor cearense com um time jovem e de qualidade. As atividades da equipe começaram no dia três de dezembro. Doda, atleta que vem jogando no clube há dois anos, é um dos destaques para o Cearense 2019, além do goleiro Diego ex-Ceará e do volante Mateus Lira. O clube contará também com o talento dos garotos que disputam a Copinha e vão compor o grupo no decorrer do certame. Ao todo, são 32 atletas no plantel da equipe que terá o técnico Gilmar Silva no comando.
Iguatu
O clube da região Centro-Sul, campeão da Série B 2017, contará com atletas como Michel Guerreiro, Gilmak, o goleiro Fabio Lima, Elanardo, Canga e Paulinho para as disputas do Cearense 2019. A pré-temporada do Azulão começou no dia 1º de dezembro. A equipe conta com um plantel de 25 jogadores e almeja uma boa competição, além da vaga na Copa do Brasil 2020.
* Fonte site FCF