FINAIS DO CEARENSE/1º JOGO
Leão abre boa vantagem diante do Vozão
|
Edinho fez dois gols e definiu o clássico da primeira final no estadual para o Fortaleza |
Jogando com eficiência e sendo cirúrgico no ataque, o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 0, gols marcados por Edinho, neste domingo na Arena Castelão , na primeira final do Campeonato Cearense de 2019. O Leão, comandado por Rogério Ceni, reverteu a desvantagem, pelo fato do Ceará poder jogar com a possibilidade de dois resultados iguais para ser campeão.
Com essa vitória, o alvinegro comandado por Lisca, precisa ganhar pelo mesmo placar dia 21 de abril, no mesmo Castelão para ser campeão. O Fortaleza leva o título até perdendo por um gol de diferença.
Muito respeito, e Leão abre a contagem no final
A final começou acirrada a com muita marcação e faltas no Castelão. O Leão foi o prmeiro a levar perigo: Aos quatro minutos, Osvaldo serviu a Carlinhos que cruzou para Wellington Paulista e esse ajeitou para Júnior Santos emendou mas Richard evitou o gol Tricolor.
Teve duas boas chegadas do Vozão aos 12 e 13 minutos, com Leandro Carvalho emendando e Felipe Alves defendedo; logo em seguida Sobral chutou para fora; no minuto seguinte o mesmo Sobral tentou sem sucesso. Aos 16 o Leão tentou com Wellington Paulista que chutou pelo alto. Nesse ritmo,com erros de passe e de finalização, o jogo foi chegando aos 25 minutos com pouca efetividade de tricolores e alvinegros.
O Ceará levou real perigo aos 32 em jogada iniciada por Fernando Sobral que tocou para Fabinho e esse cruzou para Bueno que finalizou mas Felipe Alves evitou o gol do time comandado por Lisca. Aos 43 Carleto emendou na trave do Leão depois de boa jogada. A resposta do Fortaleza foi fatal: aos 45 Osvaldo fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na medida para Edinho que mandou para as redes, 1 a 0.
Leão amplia e fica com dez
Para o segundo tempo, Lisca colocou Felipe Baxola no lugar de Chico para dar mais qualidade para o Vozão. Porém, não contava com a inspiração de Edinho que aos quatro minutos mandou uma bomba da entrada da área, que entrou no ângulo de Richard: 2 a 0 para o Leão,no quinto gol do atacante pelo Leão.
Pressão total alvinegra
Perdendo por 2 a 0, o alvinegro saiu com tudo para o ataque, e aos oito Samuel emendou com muito perigo. Aos nove minutos, Junior Santos acabou recebendo cartão vermelho numa dividida com Juninho, e deixou o Fortaleza com dez.
Aos 13 minutos Felipe Alves defendeu parcialmente um chute de Carleto e no rebote, Samuel Xavier perdeu gol incrível para o Ceará. Baxola, que tinha entrado no lugar de Chico, sentiu contusão e teve que sair para a entrada de João Paulo no Vozão. Leandro Carvalho tentou aos 23 mas o arremate parou em Felipe Alves.
Aos 36 minutos Leandro Carvalho emendou mas errou o alvo. Aos 42 minutos, Carleto foi expulso depois de uma falta e com isso os dois times ficaram com dez. Aos 46 num contra-golpe, Dodô perdeu grande chance para abrir ainda mais a vantagem. Dois minutos depois Carlinhos perdeu outra chance para o tricolor; na resposta João Paulo quase diminuiu para o Vozão. E terminou assim.
Próximos jogos
A segunda partida final entre Ceará x Fortaleza será dia 21 de abril na mesma Arena Castelão às 16h. O Leão pode perder por um gol de saldo; o Ceará precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ser campeão.
Fortaleza 2x0 Ceará
Campeonato Cearense 219
1ª final, 14 de abril, 16h
Estádio Arena Castelão, Fortaleza/CE
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP); assistentes: Cleriston Clay (SE) e Fábio Pereira (TO)
Cartões amarelos: Tiago Carleto, Tiago Alves, Juninho (Ceará); Osvaldo, Carlinhos,Felipe (Fortaleza)
Cartões vemelhos: Junior Santos (Fortaleza), Tiago Carleto (Ceará)
Gols: Edinho aos 45´1T, 4´2T (Fortaleza)
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Roger Carvalho, Quintero e Carlinhos; Araruna ,Felipe, Edinho (Marlon); Wellington Paulista, Júnior Santos e Osvaldo (Dodô). Técnico: Rogério Ceni
Ceará: Richard; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luís Otávio e Thiago Carleto; Fabinho, Juninho (Roger), Leandro Carvalho e Fernando Sobral; Chico (Felipe Baxola, depois João Paulo )e Ricardo Bueno. Técnico: Lisca.