RETORNO DA BOLA ROLAR NO ESTADUAL
Volta poderá ocorrer na
segunda quinzena de julho
|
Não é oficial, mas Cearense pode ser retomado na segunda quinzena de julho (Xandy Rodrigues/Arquivo Esportivo) |
Em reunião virtual realizada com os representantes dos clubes, a Federação Cearense de Futebol, através do Presidente, Mauro Carmélio, e do vice-presidente, Eudes Bringel, foi discutida a volta dos campeonatos após a pandemia do Covid 19, que paralisou suas atividades em na primeira quinzena de março. A previsão para a volta do estadual da primeira divisão poderá ocorrer possivelmente dia 20 de julho mas dependerá ainda da liberaçao do Governo do Estado.
Segundo a Federação, o estadual não tem data prevista para recomeçar. O retorno das atividades será com segurança e sempre visando a integridade física de todos, respeitando as recomendações do Governo do Estado do Ceará.
O presidente destacou a a responsabilidade e os devidos cuidados neste momento de pandemia, além de proporcionar vistorias nos locais de jogos, pois necessitaram alinhar todas as medidas segurança. A competição passará por três fases: I) Será feito o planejamento, protocolo e organização da competição; II) Realização dos treinos; III) Realização das partidas oficiais.
Inicio dos testes nos demais clubes
Com Fortaleza e Ceará já treinando, e a volta nesta semana do Ferroviário, restam agora as demais equipes voltarem aos treinos, desde que obedeçam aos protocolos de segurança estipulado pelas autoridades. Para isso, nesta segunda-feira, 22, a FCF inicia os testes de Covid-19 em seis clubes da Série A do estadual: Barbalha,
Caucaia, FC Atlético, Ferroviário, Guarany e Pacajus
O plano de retomada do futebol cearense, da Federação Cearense de Futebol, segundo a entidade está seguindo o protocolo que foi acertado com os oito clubes. Os testes do tipo RT-PCR, para a detecção do vírus, foram adquiridos pela Federação e serão feitos conforme cronograma apresentado por cada clube. Além deles, a arbitragem e os funcionários da mentora também participarão da coleta.
Segundo a Federação, a s aplicações, análise e emissão do laudo serão realizadas pelo laboratório. Os resultados sairão em até 48h após a coleta do material. A FCF estará presente em todas as etapas do procedimento, por meio da sua comissão médica.
Além de Fortaleza e Ceará que já retornaram, o restam ainda o Ferroviário que volta dia 29. O Caucaia volta dia 3 para exames e dia 6 de julho para inicio dos treinos. Atletico,, Guarany de Sobral, Barbalha e Pacajus anão confirmaram a volta.
Sub-17
A reunião tratou ainda do Campeonato Cearense sub-17, que deve contar com 16 clubes. Segundo a Federação, neste reinicio de treinos e jogos, todas as equipes necessitaram trabalhar com um novo planejamento e organização na competição, no qual, haverá protocolos à serem seguidos para a volta dos jogos e treinos.
Jogos que faltam e a classificação
Restam mais sete jogos da segunda fase, além das semifinais e finais do Cearense 2020. Pela sexta rodada da segunda fase, uma das quatro partidas prevista já ocorreu: Pacajus 0x1 Ferroviário (dia 15 de março). Faltam ainda jogar: Caucaia x Atlético, Guarany de Sobral x Fortaleza e Barbalha x Ceará Pela sétima e última rodada da fase estão previstas essas partidas: Ferroviário x Caucaia, Barbalha x Guarany, Atlético x Pacajus, e o clássico-rei, Ceará x Fortaleza.
Já estao classificados para as semifinais: Ferróviário, 13 pontos, Fortaleza 12 pontos, e Ceará, 11 pontos. Com 10 pontos, o Guarany está muito próximo da vaga. Brigam ainda, nesta reta final, por uma vaga no Brasileiro da Serie D de 2021, quatro times: Atlético com seis pontos, Caucaia, Pacajus e Barbalha com três pontos.