CAUCAIA SE PLANEJA PARA DOIS ÚLTIMOS JOGOS
Fim do Cearense: expectativa
é para meados de julho
|
Ultimo treino da Raposa antes da pandemia: Tudo mudou e todos cuidados serão tomados na volta aos treinamentos, ainda sem data confirmada (Rivail Oliveira/Esportivo) |
Rivail Oliveira/Esportivo CE
O Caucaia Esporte Clube iniciou o planejamento para a conclusão do primeiro semestre de 2020. O último jogo da Raposa Metropolitana foi dia 29 de fevereiro, vitória por 3 a 2 contra o Pacajus no estádio João Ronaldo, em Pacajus pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. Em meados de março o estadual foi suspenso por conta da pandemia mundial do Covid-19. Com isso, a Raposa está sem jogar há mais de 70 dias.
O Portal Esportivo falou com exclusividade com o supervisor de futebol do Caucaia, André Luiz, que confirmou que o clube está aguardando um posicionamento oficial da Federação Cearense sobre a data para as duas partidas finais do semestre e que na próxima semana haverá novidades. No entanto, a expectativa, e dependendo isso também do governo estadual e Secretaria de Saúde, que a bola volte a rolar dias 19 e 20 de julho.
|
Shardong:deve voltar para dois últimos jogos |
Exames da Covid-19 para os "pequenos"
De acordo com o supervisor, a informação é que a Federação deverá fornecer 30 exames de testagem da Covid-19 para cada um dos chamados clubes menores do estado que estarão em ação nas últimas rodadas do estadual, quantidade suficiente, segundo o clube. A FCF deve dispor segundo essas informações,R$ 180 mil para a realização destes exames. "Esperamos que esses exames cheguem até porque temos que pensar em toda a logistica, na questão sanitária e medica para termos um cuidado melhor com nossos atletas", destacou.
Gastos
Outra preocupação é com relação aos gastos do clube, e com o repasse de verbas para as despesas do clube: "Vocês sabem das dificuldades dos clubes. E principalmente jogando com portões fechados e tendo despesas altas. Mas acredita-se no bom senso nesta questão", disse o supervisor
Treinamentos
De acordo com André Luiz, como a Prefeitura de Caucaia anunciou uma flexibilização de atividades econômicas, a quais os treinos de futebol para clubes que estão envolvidos nas finais do campeonato cearense, por conta disso está autorizadas a volta aos treinos para o time profissional, claro contando com a tomada de posição de todos cuidados como higienização do local dos treinamentos e demais medidas de prevenção. A data da volta para a realização destes treinos ainda não foi definida.
Segundo o supervisor, a principio o clube pretende contar com as orieentações de um médico no tocante aos procedimentos para a volta aos treinamentos
Comissão técnica e jogadores
|
AndréLuiz,supervisor da Raposa |
Em relação ao elenco, o supervisor explica que todos jogadores foram dispensados e o clube tem cinco jogadores com contrato até o ano que vem:Roni Lobo, Paulista, Oliveira, Vitor Bill e Alysson Caucaia. Como vai precisar de pelo menos 22 a 23 jogadores para esses dois jogos finais, o clube terá de contratar (ou recontratar do elenco anterior), de 15 a 16 jogadores.
O Caucaia vem conversando com os jogadores mas não vai adiantar nomes de quem deve ser contratado . O treinador Paulo Shardong, que está em São Paulo, onde mora, já acertou que deve voltar para cumprir as duas últimas partidas da Raposa no estadual. "Esses jogadores, fora os cinco com contrato mais longo, tinham contrato até o fim de maio. Como
Jacaré
A Raposa esperava contar para os dois jogos finais do semestre com o atacante Jacaré, um dos destaques do Cearense. Porém, o contrato do centroavante terminou no fim de maio e o Caucaia ainda tentou falar com o representante do atleta e com o Ceará, mas não houve acordo e Jacaré, se apresentou ao Ceará na semana passada."Nós agradecemos muito pelo que o Jacaré fez pelo Caucaia que foi o clube que abriu essa janela pra ele", disse o supervisor.
Elenco/ redução de valores
"Sabemos que alguns atletas (do elenco anterior), deverão voltar. Temos dois jogos pela frente não temos mais chances de ir às semifinais mas brigamos por essa vaga no Brasileiro do ano que vem. Sao dois jogos decisivos, o primeiro principalmente contra o Atletico Cearense que se ganharmos podemos passar eles, e depois o Ferroviário. Teremos um grupo menor de jogadores mas não menos qualificados para essas duas partidas. Estamos de olho no mercado ainda pra ver outros reforços" explicou André Luiz.
Segundo o supervisor, como outros clubes, inclusive grandes, que vem reduzindo valores (de salários), o Caucaia tomará neste momento dificil do futebol, medidas econômicas em relação a atletas e comissão técnica.
|
Maioria dos jogos deve ser no Castelão; Raimundão e Elizir também devem receber partidas das duas últimas rodadas do estadual (Arquivo Esportivo) |
Maioria de jogos no Castelão sem público
Segundo o supervisor, não é oficial ainda, mas há boas possibilidades de que a maioria dos jogos que restam para fechar o Campeonato Cearense 2020, sejam realizados no Castelão. Ou seja, dos onze jogos, entre sete a oito devem ocorrer na maior arena do estado. Os outros três ou quatro jogos poderão ocorrer no Estádio Raimundo Oliveira, em Caucaia e no CT Elizir Cabral, na capital. Todos, evidentemente sem público e com portões fechados
Fares Lopes
O Caucaia é o atual campeão da Taça Fares Lopes, o que lhe colocou neste ano na Copa do Brasil. Porém, o supervisor disse ao Esportivo que vê complicadores para a realização deste torneio da FCF em 2020:
"Particularmente eu acho uma dificuldade imensa começar um campeonato. Até porque terminar 11 jogos(estadual), é mais fácil do que começar um campeonato que te mais de 40 jogos envolvidos durante a competição. Portanto não foi repassado nada ainda sobre o assunto, porém a tendência que ocorra, mas de que forma, e quando eu já não sei", finalizou.
Numeros e o sonho da Série D
No estadual, o clube metropolitano soma três pontos, e tem mais dois jogos pendentes para finalizar sua participapção: Atletico Cearense e Ferroviário, sem data nem local confirmados. A Raposa, conseguiu o que pretendia no primeiro ano de elite cearense, que era ficar na divisão. Mas sonha maiis alto: com uma vaga na Série D do Brasileiro de 2021, assim como Pacajus, três pontos, Barbalha e Pacajus, três pontosm, e o Atlético, seis pontos.
.