APÓS 75 DIAS
Ceará voltou aos treinos !
 |
Ceará voltou aos treinos mas jogos ainda não tem data (Felipe Santos/CSC) |
Após 75 dias de paralisação por pandemia, Ceará retorna aos treinos em Porangabuçu. Dia 1o. de junho, no CT de Porangabuçu, após paralisação dos campeonatos e treinos por conta da crise de covid-19, o alvinegro voltou às atividades Para isso, o Vozão segue medidas rígidas de segurança, seguindo protocolo das organizações de saúde
O circuito de testes para detecção do coronavírus continua até amanhã, 02/06. Oito atletas participaram das atividades de hoje. Em campo, o grupo participou de circuito de trabalhos físicos de aproximadamente uma hora, sob a atenção do preparador físico Roberto Farias.
Obedecendo orientações da CBF, o clube trabalha com quadro mínimo de colaboradores. As atividades em campo acontecerão em horários intervalados, reunindo o menor número de atletas por sessão de treinamento. Novos testes serão feitos com o grupo periodicamente. Atletas positivados ficarão inicialmente em isolamento domiciliar de 14 dias, sob supervisão médica.
Cleber, Tiago Pagnussat, Ricardinho, Rodrigão, Cristiano, Alyson, Mathan e Klaus foram os atletas que participaram dos treinos iniciais O grupo já realizou os exames para diagnóstico da covid-19 na última sexta-feira. O técnico Guto Ferreira irá a Porangabuçu na tarde de hoje para realizar os testes.
“Os treinos respeitam bastante o protocolo, preservando o distanciamento previsto. Daremos sequência aos testes e encerramos amanhã, à tarde. Só treinam aqueles que já têm resultado dos testes. Os que fizerem os exames hoje já treinam na quarta-feira. Durante essa fase de transição, nosso objetivo é testar todos os atletas, comissão técnica e funcionários”, esclareceu Dr. Gustavo Pires, chefe do setor médico do clube.
Segundo dia No segundo dia de atividades em Porangabuçu, os atletas realizaram trabalhos físicos e técnicos nesta manhã, no CT alvinegro; também, foi finalizado o período de testes em atletas e demais funcionários para a covid-19.
Jogadores que não receberam resultados ainda das testagens fizeram treinamentos online com instruções do preparador físico Eduardo Balallai. A partir de amanhã, 03/06, o técnico Guto e Ferreira e toda a comissão técnica terão acesso aos treinos em Porangabuçu.
Jogos: sem definiçao
Ainda sem confirmação do recomeço das competições e levando em conta o tempo que o futebol ficou paralisado, acredita-se que os intervalos entre jogos, na retomada, seja ainda menor, considerando o calendário já apertado das competições brasileiras. A rotatividade de atletas surge, então, como uma alternativa para esse cenário no reinício dos campeonatos.
Em coletiva de imprensa online transmitida pela Vozão TV, o executivo de futebol Jorge Macedo comentou sobre a possibilidade de utilização dos garotos do time de transição. Para o dirigente, o momento atual exige uma avaliação maior não só de atletas do grupo principal, mas também de peças do grupo de transição com potencial para ajudar o Ceará no decorrer do ano. “A gente tem alguns meninos que começaram a temporada, e retornaram para o Sub-23. Muitos deles já estão com a gente; Cristiano, Kelvyn, Lacerda. Vamos ter um número muito grande de jogos acumulados com período de descanso menor. Por isso, teremos que rodar bastante o grupo para não ter um desgaste muito grande”, explica Macedo.
Com o fim das testagens em Porangabuçu, o departamento médico do Vozão emitirá boletim na próxima quinta-feira, 04/06, às 15h, também por meio de entrevista coletiva virtual. Atletas que eventualmente testarem positivo para covid-19 obedecerão ao período de isolamento, com acompanhamento médico e agendamentos posteriores para novos testes.
Balanço da semana
Após sessões de testes de covid-19, 23 atletas já foram liberados para treinos e há 9 casos suspeitos no elenco. Além destes, 4 atletas foram contactantes, ou seja, tiveram possível contato com casos suspeitos.
Dos 23 atletas que já treinam em Porangabuçu, 2 foram positivados, mas já estão totalmente recuperados e treinam normalmente. 5 membros da comissão técnica se encaixam na mesma situação e já voltaram às atividades no estádio Vovozão. Dos funcionários testados positivo, 7 já estão recuperados e 3 ainda estão isolados. Todos os positivados farão retestes durante o período de reclusão. Conforme legislação, todos os casos positivos foram notificados às autoridades.
Por ética médica e direito a confidencialidade, os nomes dos testados não foram divulgados. As liberações acontecerão progressivamente a partir da próxima semana, conforme cumprimento de prazo individual de isolamento e parecer clínico. Para detecção da covid-19, foram realizados ao todo 148 testes rápidos, 69 exames do tipo RT-PCR, além de 24 testes sorológicos. 140 vacinas de H1N1 foram aplicadas nos atletas, comissão e colaboradores.
Departamento de Comunicação - CSC
Tags: Ceara, Covid-19, DM, Treinos,