Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at sábado, maio 09, 2020
Zagueiro Klaus: rotina de
treinos em casa na quarentena
 |
Zagueiro Klaus ( Stephan Eilert/cearasc.com) |
Nesta semana, falando em lLive", do Ceará, o zagueiro Klaus falou da rotina de atividades por meio de videoconferência. Sobre os treinamentos em casa, o camisa 44 elogiou a maneira encontrada pelo Time do Povo para que os atletas estejam em atividade durante a quarentena.
“Eu estou na minha casa, no Rio Grande do Sul. Até a semana passada eu estava fazendo o que foi orientado na cartilha, até porque um atleta não pode parar totalmente. Achei muito legal a maneira que o clube achou para que a gente continue treinando, tenha uma rotina certinha, para que quando tudo isso passar, a gente esteja da melhor maneira possível”, afirmou.
Os treinamentos têm acontecido por meio de videoconferência e estão ocorrendo três vezes na semana com o comando dos preparadores físicos e fisiologistas do Mais Querido.
Inicio dos trabalhos "online"
O fim das férias antecipadas para o elenco alvinegro não significou o retorno aos trabalhos em campo no CT de Porangabuçu. Com decreto de isolamento social prorrogado pelo governo estadual até o dia 20 de maio, o grupo de atletas treinará em casa através de vídeochamada, sob supervisão on-line de profissionais do clube
As instruções através de plataforma virtual começaram nessa terça-feira, 05/05. Durante os treinos remotos, o acompanhamento ao vivo com preparadores, fisiologistas e membros do setor médico do clube acontecerá três vezes por semana. Nos demais dias da semana, jogadores receberão vídeos com treinos já gravados.
Além dos treinos por videoconferência e das aulas virtuais, o grupo de jogadores também receberá, após resoluções de questionários digitais, diretrizes dos setores médico, de fisioterapia e nutrição.
“Uma das fórmulas que a gente encontrou para compensar a falta de treinos presenciais foi elaborar planilhas de treinamento para que eles pudessem fazer esses treinos em casa. Nada será igual ao que é feito dentro do próprio CT. Mas o que estamos fazendo é uma forma de minimizar as perdas que possam ocorrer. Perda de força, massa muscular e condicionamento aeróbio”, explicou o preparador físico Eduardo Balallai. Quem também comentou sobre a nova experiência foi o zagueiro Luiz Otávio: “O treino virtual é uma forma que o departamento de futebol conseguiu encontrar para acompanhar melhor o nosso dia a dia. Isso vai agregar no que a gente já tem feito em casa. E é bom também, porque a gente continua no contato com os companheiros”, revelou Otávio.
Fisiologista fala
 |
Giovanni Ramirez (Israel Simonton/CSC)
| | |
Por conta de decreto de isolamento social prorrogado pelo governo estadual devido à crise pandêmica provocada pela Covid-19, as atividades normais no CT de Porangabuçu ainda não retornaram. Mas os treinos com os jogadores. Através de videoconferências, o grupo de atletas executa as atividades físicas em suas casas. Diariamente, o elenco também responde a questionários para avaliações dos setores de preparação física, fisiologia, médico e de nutrição.
As respostas são analisadas minunciosamente para a elaboração de outros ciclos de treinos. Dessa vez, os exercícios são personalizados, seguindo planejamento individualizado para cada jogador, como é feito habitualmente nas atividades presenciais. Um dos responsáveis por repassar o conteúdo ao grupo de atletas é o fisiologista Giovanni Ramirez.
“Esses questionários virtuais ajudam na elaboração de treinos personalizados. Com eles, a gente consegue definir onde e como precisamos melhorar em cada atleta. É natural que valências físicas mudem de jogador para jogador. Precisamos estar atentos a isso na hora de planejar estas atividades mais individualizadas”, explica Ramirez. Além das perguntas sobre aspectos físicos, o fisiologista ainda esclarece que o questionário virtual também aborda inquéritos alimentares e epidemiológicos. A construção das dietas permanece de forma individualizada. À noite, o setor médico do clube toma ciência, em relatório, das respostas às perguntas sobre sintomas do Covid-19 ou outras doenças.
Instruídos por preparadores físicos através de vídeo-chamadas, o grupo alvinegro segue essa rotina três vezes por semana. Nos demais dias da semana, os atletas executam as atividades previamente personalizadas por todos os setores envolvidos.