TERCEIRO CLÁSSICO DO ANO
Fortaleza e Ceará definem primeiro
finalista nesta noite em Pituaçu/BA
|
Terceiro clássico-rei do ano define nesta noite na Bahia,finalista do Nordestão (Foto: Felipe Santos) |
Rivail Oliveira/Esportivo/CE
A Copa do Nordeste conhece nesta terça-feira, no grande clássico cearense, Fortaleza x Ceará,jogo marcado para 21h30 no estádio Governador Roberto Santos, em Pituaçu, Salvador seu primeiro finalista. A outra semifinal ocorre nesta quarta-feira às 19h30 na Arena Fonte Nova, também Salvador, com o jogo entre Bahia x Confiança . SBT,Fox Sports transmitem o clássico-rei em gramado baiano.
Na fase anterior, quartas de final, no fim de semana, o Ceará se classificou ao vencer o Vitória por 1 a 0; o Fortaleza venceu o Sport Recifenos penais por 4 a1, depois de empate sem gols no tempo regulamentar.
Lembrando que na outra partida das semifinais, o Bahia se classificou ao vencer o Botafogo da Paraíba, por 3 a 1;e o Confiança eliminou o Santa Cruz por 4 a 2 nos pênaltis depois de 0 a 0 no tempo regulamentar. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a CBF está realizando a fase final da Copa do Nordeste em apenas uma série Salvador Bahia.
Os times do clássico
Para mais esse clássico-rei do futebol cearense, o Fortaleza deve mandar, possivelmente a mesma base que venceu o Sport no jogo anterior. O lateral-direito Tinga já está recuperado da lesão na região do púbis e fica à disposição do técnico Rogério Ceni para a partida.
Seguem pendurados com dois amarelos e correndo risco de não jogar a final, caso o Fortaleza se classifique, o zagueiro Paulão, Gabriel dias, Mariano Vázquez Felipe e Romarinho .
No Ceará, o técnico Guto Ferreira têm algumas dúvidas para esse clássico. Ambas no ataque: Rick torceu o tornozelo e se não jogar, Lima entra no seu lugar; Rafael Sóbis teve mal estar no jogo anterior e se não atuar, Cléber que foi um dos artilheiros do cearense esse ano atuando pelo Barbalha assumir a posição.
Na zaga, o treinador não terá Luiz Otávio expulso diante do Vitória e Eduardo Brock deve jogar no seu lugar; o lateral-direito Samuel Xavier volta ao time Depois de cumprir suspensão no jogo anterior. O técnico terá as opções de Fabinho e William Oliveira para essa partida. Abaixa no time alvinegro é Felipe Silva com edema na coxa, além de Rodrigão que se recupera de uma fratura no pé. Têm dois cartões amarelos e podem não jogar a final, caso o Ceará se classifique, o defensor Eduardo Brock, o atacante Rafael Sóbis além de Leandro Carvalho
Números do clássico
No retrospecto, o Ceará leva vantagem em relação ao Fortaleza, são 193 vitórias contra 177 vitórias do leão tricolores, ainda 205 empates, com 782 gols pró Ceará e 750 a favor do Fortaleza.
Em jogos oficiais, são 497 jogos, com 161 vitórias do Ceará, 154 do Fortaleza e 182 empates; 641 gols pró Ceará e 623 gols do Leão. Entre torneios e jogos amistosos, são 78 jogos com 32 vitórias do alvinegro de Porangabussú, 23 do tricolor do Pici e 23 empates; 141 gols do Ceará e 127 do Fortaleza.
Campanha dos semifinalistas
Fortaleza: 9 jogos, 18 pontos ganhos, cinco vitórias três empates e uma derrota, 10 gols marcados e 5 gols sofridos
Ceará: 9 jogos, 17 pontos 1,4 vitórias 5 empates e nenhuma derrota , está invicto, 17 gols marcados e 10 gols sofridos
Bahia: 9 jogos, 20 pontos, seis vitórias dois empates e uma derrota, 16 gols marcados e 6 gols sofridos
Confiança: 9 jogos, 15 pontos ganhos, quatro vitórias três empates e duas derrotas, 11 gols marcados e 6 gols sofridos
Últimos e próximos clássicos
Nos últimos dois jogos, em 2020, uma vitória do Fortaleza e um empate. Pela Copa do Nordeste, na segunda rodada, 1 a 1, gols de Klaus para o Ceará e Osvaldo para o Fortaleza. No Cearense deste ano, vitória do Fortaleza por 2 a 1, Wellington Paulista e Yuri César para o Leão, e Bergson para o Ceará.
Em 2020, ocorrem ainda mais quatro clássicos-rei: dois pelas finais do estadual, ainda sem data definida pela Federação, e mais dois pelo Brasileirão: na sétima rodada,dia 2 de setembro, e na rodada 26,anda sem data.
Times e arbitragem
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Juan Quintero e Bruno Melo; Felipe, Juninho, David e Osvaldo e Romarinho; Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.
Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnusat, Eduardo Brick e Bruno Pacheco; Charles, Ricardinho, Vina e Fernando Sobral; Rafael Sóbis e Rick (Lima). Técnico: Guto Ferreira.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN); assistentes Jean Márcio dos Santos e Flávio Gomes Barroca (ambos do RN)