Ceni enaltece vitória contra o líder
|
Leão obteve uma grande vitória contra o Galo, 2 a 1 (Bruno Oliveira/Fortaleza EC)
|
PORTAL ESPORTIVO CE/
O Fortaleza conseguiu uma expressiva vitória nesta quarta-feira. Mesmo com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo, conseguiu conter o poderio ofensivo do líder Atlético Mineiro e o derrotou por 2 a 1, no Castelão, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor agora com 20, está em nono lugar; com a derrota, o Atlético-MG parou nos 27 pontos, mas na liderança. Na próxima rodada, sábado, o Fortaleza vai visitar o Coritiba, no Couto Pereira, e o Atlético-MG voltará a jogar no sábado, quando receberá o Goiás, no Mineirão.
Ceni elogia –O treinador do Fortaleza, Rogério Ceni (foto) elogiou a aplicação do time tricolor o tempo inteiro contra o líder: A alma, o coração, eles sofrem comigo e tentam seguir o plano de jogo, acreditem nisso e tem confiança. Além de alma e coração, a dedicação foi uma grande prova, tem equipes melhores, tem treinadores melhores. Vamos perder jogos, pelo desgaste. Viajar amanhã, praticamente sem treinar”, disse na coletiva.Ceni falou da importância do apoio de todos, principalmente do banco, incentivando, num jogo desses: “O incentivo que dão, os caras do banco, o grito é ouvido, a confiança e convicção. Chegar no meio do Brasileiro, com campeonato apertado não garante nada para o futuro, mas garante uma noite com confiança no dever cumprido. Não pode dormir, foi muito legal, mas sábado tem que provar tudo de novo. Era um jogo para ter 50 mil pessoas aqui, era merecido para o atleta isso”, destacou.
Jogo para arriscar – Ceni ainda disse que Era um jogo muito importante e que teve de arriscar: “Tinhamos que arriscar, agora, vamos fazer uma análise para sábado. A vitória contra o líder é boa para o Fortaleza pela visibilidade. Nós não temos disposição de brigar (pelo título) pelo acúmulo de jogos, mas a regra era por escapar e ver onde chegar. O importante é manter o Fortaleza na Série A, melhor descanso, academia, para ter um dia de entrar na Série A com possibilidade de entrar na Sul-Americana”, destacou
A partida - Mesmo sendo mandante, o Fortaleza não se importou em atuar mais no campo de defesa, ainda mais após ficar com um jogador a menos, quando já vencia por 1 a 0, em função da expulsão de Felipe. Mas além de marcar bem o Atlético-MG, que pouco criou pelas pontas, exibiu organização e força nos contra-ataques para marcar os seus gols. A equipe mineira pareceu sofrer com os desfalques e e a boa postura defesa de Rogério Ceni neutralizou o adversário.
Leão 1 a 0 - O Fortaleza tentou jogar no campo de ataque nos minutos iniciais, mas logo recuou. E a estratégia era tirar espaços do Atlético-MG. Vinha surtindo efeito, tanto que o time visitante só foi finalizar aos 23 minutos, em um chute de longe de Hyoran, em uma jogada iniciada por uma roubada de bola de Allan.Bem postado na defesa, o Fortaleza se saiu melhor no contra-ataque, e aproveitando erro atleticano aos 36. Tinga aproveitou para acionar David na ponta esquerda. E ele chutou cruzado para fazer 1 a 0.
Um a menos e o empate – O Leão teve um sério problema ainda no primeiro tempo: Felipe foi expulso aos 38. O Atlético-MG aproveitou. Aos 41 minutos, Mariano cruzou na área, Hyoran desviou de leve e Sasha dominou e finalizou, levando o 1 a 1.
Tricolor marca o segundo - Com um a mais em campo, o Atlético-MG voltou para o segundo tempo com mais um atacante em campo - Marquinhos, na vaga de Fábio Santos - e com postura bastante agressiva. E criou duas chances claras de gol, com Keno, que parou em Felipe Alves, e Marquinhos, que não conseguiu escorar a bola para as redes, nos minutos iniciais. O Fortaleza se fechou com duas linhas marcando forte.
E chegou a marcar com Yuri César, gol anulado, por impedimento, após consulta ao VAR. Assim, foi conseguindo parar o Atlético-MG, que só voltou a assustar em finalização de primeira de Sasha aos 32 minutos. E no contra-golpe, o Leão fez 2 a 1. Aos 39, após a defesa mineira afastar cruzamento, Osvaldo levantou de novo na área e Bruno Melo cabeceou às redes: 2 a 1. Já nos acréscimos, Yuri César só não fez o terceiro por causa de uma bela defesa de Everson.
Ficha técnica
Fortaleza 2x1 Atletico-MG
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 7 de outubro de 2020
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
Cartões amarelos: Felipe, David, Gabriel Dias (Fortaleza); Eduardo Sasha, Keno (Atlético-MG)
Cartão vermelho: Felipe (Fortaleza)
Gols: David 36´1T, Bruno Melo aos 39´2T (Fortaleza); Eduardo Sasha aos 41´1T (Atletico-MG)
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Róger Carvalho, Paulão e Carlinhos (Bruno Melo); Juninho, Felipe e Ronald, Gabriel Dias, Romarinho (Osvaldo) e David (Yuri César). Técnico: Rogério Ceni
Atlético-MG: Everson; Mariano (Guga), Réver, Bueno e Fabio Santos (Marquinhos); Allan, Jair, Hyoran (Marrony), Arana; Keno e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli
14ª rodada do Brasileiro
Quarta-feira, 7 de outubro
Fortaleza 2x1 Atlético-MG
Botafogo 2x1 Palmeiras
Goiás 2x4 Fluminense
São Paulo 3x0 Atlético-GO
Bahia 3x0 Vasco
Flamengo 3x0 Sport
Gremio 2x1 Coritiba
Corinthians 1x1 Santos
Quinta-feira, 8 de outubro
19h – Athletico-PR x Ceará
21h – Red Bull/Bragantino x Internacional
Classificação – pontos ganhos
27 – Atlético-MG
24 – Flamengo
23 –São Paulo
22 – Inter e Palmeiras
21 – Fluminense, Santos
20 – Sport e Fortaleza
18 - Vasco
17 – Grêmio
15 – Bahia, Corinthians, Atlético-GO e Botafogo
14 – Atlético-PR. Ceará
12 – Coritiba e Red Bull-Bragantino
9 -Goiás
PÓS JOGO
ENTREVISTA DE ROGÉRIO CENI
ENTREVISTA DE SAMPAOLI
FOTOS
Bruno Oliveira/Fortaleza EC
AI/CA Mineiro