Caucaia EC ainda espera
confirmação da Fares Lopes
|
Caucaia EC fora dos gramados desde o fim do estadual (Arquivo)
|
Rivail Oliveira/Portal Esportivo CE
O Caucaia Esporte Clube segue com suas atividades paralisadas. Sem expectativa de inicio, ou sequer se vai ocorrer a Taça Fares Lopes, o clube tricolor metropolitano segue em compasso de espera. Devido a pandemia do Covid-19, o ano de 2020 vem sendo atípico para o futebol do estado, segundo explicou ao Esportivo CE, o supervisor de futebol da Raposa, André Luiz.
"Continuamos parados. Estamos na expectativa (da Federação definir), se teremos ou não Fares Lopes e se quando irá ocorrer. Temos de levar em conta que se trata de um momento conturbado, diferente dos últimos quatro anos, onde nosso clube permaneceu em atividade quase que o ano todo", disse o supervisor.
"Nem competições de base , amadoras a gente pode estar disputando, porque a Federação não vem realizando campeonatos desse tipo. Só sabemos que a Sére B vai começar dias 24 e 25 de outubro. Por conta disso não tem muito que fazer", salientou André Luiz.
A última informação da Fares Lopes, dada no fim de novembro, era que o torneio, previsto para agosto, mas adiado pela pandemia, poderia começar em meados de novembro. Como isso ainda não ocorreu, espera-se uma definição da Federação. O ganhador leva vaga para a Copa do Brasil de 2021 e Copa dos Campeões do Estado. O Caucaia é o atual campeão.
Outras categorias
De acordo com o supervisor, enquanto não se definem as atividades do final do ano, e a Taça Fares Lopes, a diretoria aproveitará a segunda divisão como campo de observação para a montagem dos futuros elencos. A indefinição cerca também o futebol feminino, e o master, que assim como a base do clube, está parada por falta de competições.
Destino dos jogadores e ex-treinadores
No
tocante aos jogadores que defenderam o Caucaia no primeiro semestre, estão no
Iguatu: o goleiro Léo, o volante Dim, o lateral canhoto Lucas Neres e o
meiocampista Paulista, o zagueiro Airton Junior; o volante Jackson Caucaia
acertou com Barretos, em São Paulo; O zagueiro Roni Lobo está no Oeirense, da
segundona do Piaui. No Maranguape, estão, o meia Paulinho Cearense (P10). O Icasa, terá, atacante Thiaguinho, o meia Nael e o jogador
Oliveira. O lateral Lucas Neres foi para o Democrata, mesmo time do ex-técnico do Caucaia, Paulo Shardong.
Estão sem clube e negociam propostas : o defensor Allyson Caucaia, o
atacante Vanderlan, o lateral Amaral, o
goleiro Filipe, jogadores Wilker, Jonatan e Kliman. Entre os que tem contrato
com o Caucaia, Vitor Ribeiro e Tatá. Lembrando que Vitor Jacaré, destaque do time em 2020, foi contratado pelo Ceará
SC, onde foi campeão da Copa do Nordeste e faz boa campanha no Brasileirão; E o
atacante caucaiense Anderson Bolota, que jogou a temporada passada pela Raposa,
foi para o Vitória-BA.
Enquanto não tem competição, o clube não pensará em treinador. Passaram pelo Caucaia em 2020, três técnicos: Oliveira Canindé, ex-treinador do Caucaia, que comandou o clube na fase final do Cearense 2020 - ele assumiu o time do Oeiras, que vai jogar o Campeonato Piauiense da Segunda Divisão. Outro ex-treinador da Raposa, foi Paulo Shardong, assumiu o Democratas de Governador Valadares; Marcinho Guerreiro, que comandou o Caucaia no inicio de 2020, acertou com o Guarani-SP.
Final de primeira e inicio da segunda
Para 2021, o Caucaia deverá jogar o Cearense da Primeira Divisão. que poderá começar não em janeiro, mas fevereiro ou março. Lembrando que o campeonato de 2020 ainda não terminou. A primeira final ocorreu dia 30 de setembro no Castelão e o Fortaleza bateu o Ceará por 2 a 1, gols de Bruno Melo e Tinga para o Leão, Rafael Sóbis para o Vozão. O segundo jogo será quarta-feira que vem no mesmo Castelão, dia 21 de outubro, 21h30.
Embora os locais e horários não sairam ainda, a segunda divisão começa dias 24 e 25 de outubro com essas partias Crato x Campo Grande, Icasa x Pacatuba, Iguatu x União, Maranguape x Itapipoca e Tiradentes x Guarani de Juazeiro. A terceira divisão também não tem previsao de data de inicio.
Último jogo
O último jogo do Caucaia foi dia 15 de julho, 0 a 0 com o Ferroviário, o dia 15 de julho, no estádio Elizir Cabral, no fechamento da campanha do Caucaia Esporte Clube no primeiro semestre de 2020 no Campeonato Cearense na estreia da Raposa na primeira divisão cearense em toda sua história.
Calendário de 2021
Em 2021 o calendário promete ser cheio para o Caucaia - Em fevereiro ou março - devido ao ajuste do calendário devido a pandemia -, o Caucaia deve jogar a primeira divisão do Cearense. O clube deve ser confirmado no Brasileiro da Série D ao lado de Guarany de Sobral e Atlético. E no segundo semestre, deve jogar a Taça Fares Lopes, de outubro a dezembro de 2021.
Balanço da Raposa em 2020
Neste ano, o Caucaia EC realizou 14 jogos, com 12 pontos, sendo 8 na primeira fase onde terminou na quinta colocação, mostrar somente de Guarani com quinze, Barbalha com 14, Ferroviário com 12 e do Atlético com oito; lembrando que foram rebaixados para a segunda divisão do ano que vem, Floresta e Horizonte; o o Pacajus, terminou sexta colocação com sete.Na primeira fase teve ainda uma vitória, empate, uma derrota, nove gols marcados e oito gols sofridos com um aproveitamento de trinta e oito por cento.
Na segunda fase, já com a presença dos grandes, Ceará, Ferroviário e Fortaleza, o Caucaia terminou na sexta colocação com, 4 pontos ganhos portanto uma campanha não tão boa: com sete jogos uma vitória um empate e cinco derrotas gols marcados e 10 sofridos e o aproveitamento pior 19,5 por cento.
Na primeira fase, lembrando, o Fortaleza terminou em primeiro lugar com 18 seguido por Ceará e Ferroviário com 14, Guarany de Sobral com 13, pelo Atlético Cearense com 10, sendo que o Pacajus terminou em sétimo com quatro pontes, e o Barbalha com foi oitavo com tres. A campanha geral do Caucaia em 2020 no Cearense foi essa: 14 jogos, 12 pontos, duas vitórias, seis empates e seis derrotas, 13 gols pró e 18 contra. No primeiro semestre o Caucaia fez sua estreia em competições nacionais no profissional e na Copa do Brasil, foi eliminado, perdendo no estádio Raimundo Oliveira por 2 a 1 para o são José do Rio Grande do Sul.
Futebol digital
Neste ano, o Caucaia foi convidado a participar do Campeonato Brasileiro de Futebol Digital 2020. A parceria foi realizada com a equipe Mirkov Team, que segundo o clube possui raízes em nosso município. Foi primeira vez que o Caucaia participará da competição que reúne os maiores clubes do país, como Flamengo, Vasco, Atlético-PR, Atlético-MG, Sport, Ceará, Fortaleza, entre outros clubes do país. A modalidade será disputada será a x11 e será jogada através Pro Evolution Soccer 2021 do PS4.
Voto de pesar por Fábio Caucaia
O Caucaia EC, por meio da sua diretoria, lamentou e prestrou os votos de sentimentos de conforto à família e amigos de Francisco Fábio da Silva Nogueira, o Fábio Caucaia , que faleceu neste semestre., Fábio, tinha apenas 47 anos, foi atleta profissional de futebol, de 1994 à 1997 jogou pelo Ceará, ainda atuou por diversos clubes do nosso estado e também jogou por alguns clubes do futebol piauiense. Em 2006 Fábio vestiu a camisa do recém fundado Caucaia Esporte Clube, mas antes disso já jogava pela seleção da cidade e também pelo time da Empresa Vitória, o qual representou a cidade de Caucaia por vários anos. Pela Raposa Metropolitana o atleta foi vice-campeão Cearense da 3ª divisão estadual.