Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at segunda-feira, fevereiro 15, 2021
Clube na FCF: Punição "pesada"
para abandono de competição
 |
Caucaia pode sofrer sanções pesadas se abandonar estadual (Lenilson Santos/FAC) |
Portal Esportivo CE/Rivail Oliveira
Uma reunião nesta tarde de segunda-feira (15), na sede da Federação Cearense de Futebol, vai selar a situação do Caucaia Esporte Clube na temporada. Em oficio divulgado neste domingo (14), a Raposa Metropolitana informou que devido a falta de recursos e por não ter apoio do poder publico, poderá deixar o Campeonato Cearense da Primeira Divisão de 2021, e não jogar Brasileiro da Série D de 2021.
Segundo a assessoria do clube, a diretoria tricolor, o presidente Dionisio Pacheco, o diretor geral Roberto Gois deverá se reunir com o presidente da Federação Cearense, Mauro Carmélio para discutir o tema e aguardar uma posição da prefeitura local, através do prefeito Vitor Valim.
No oficio enviado à imprensa no domingo, o Caucaia reclamou que não teria tido retorno da solicitação, seja ao Executivo, como do Legislativo, para a prorrogação do convênio entre clube e prefeitura local. Caso esse apoio nao o Caucaia deve deixar de disputar as duas competições, interrompendo as atividades, que reiniciaram em 2017, que vem com acessos das Séries C, B e A, do estadual, além de titulos como da Série B e Fares Lopes, e participação na Copa do Brasil de 2020.
No Campeonato Cearense, o Caucaia já faz dois jogos, 0 a 0 com o Pacajus, fora de casa no João Ronaldo e venceu o Crato por 2 a 0 no fim de semana no Raimundo Oliveira e lidera provisoriamente a fase com quatro pontos. O próximo jogo da Raposa está marcada para quarta-feira no Raimundo Oliveira. Depois disso o Caucaia teria:o Guarany dia 26 de fevereiro fora, o Barbalha dia primeiro de março, fora, o Icasa dia quatro de março no Raimundao, e o Ferroviário dia sete de março no Elizir Cabral.
Pode ficar fora por dois anos e pagar multa
A julgar pelo Regulamento de Competições da Federação Cearense de Futebol, o Caucaia, se abandonar o certame Cearense poderá sofrer várias penalizaçoes. De acordo com o RGC, ainda de 2020, o clube fica suspenso por dois anos de todas competições da FCF, poderá ainda pagar uma multa de R$ 30 mil. Confira abaixo:
REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES - 2020 - FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL
Art. 58 – Caso uma equipe abandone competição da categoria profissional, estará
automaticamente suspensa durante 2 (dois) anos das disputas da respectiva competição.
§ 1º – Se uma equipe abandonar uma competição não profissional ficará automaticamente
suspensa durante 2 (dois) anos de todas as competições não profissionais organizadas pela
FCF.
§ 2º – As penalidades administrativas acima citadas poderão ser substituídas pelo pagamento
de multa no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), dos quais um quinto do valor será revertido
para instituições de caridade em cestas básicas.
Federação
O Portal Esportivo falou nesta segunda-feira com a assessoria de imprensa da Federação Cearense de Futebol. Até o péríodo da manhã não se tinha a informação oficial da desistência do Caucaia, e que isso novas informações somente à tarde. Segundo a FCF, tanto o caso de um pedido de saída do Cearense quanto da Série D do Brasileiro, devem passar pela Federação Cearense.
Clube falará na terça
O Caucaia Esporte Clube informou que uma entrevista deve ser agendada por sua direção nesta terça-feira (16) à tarde para tirar dúvidas do assunto. Entre os temas certamente estarão, o futuro do clube, o valor que ele precisará para jogar o restante do estadual e o Brasileiro da Série D, e as negociações com as autoridades locais sobre a renovação do convênio.Lembrando que se o Caucaia abdicar de jogar o Brasileiro, a vaga ficará com o Pacajus.