Posted by Esportivo Regional - Caucaia
Update at sexta-feira, fevereiro 23, 2018
COPA NORDESTE DE TÊNIS DE MESA
SERÁ DESTAQUE NO ESTADO
A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), juntamente com FMC irá realizar a Copa Nordeste – Etapa Fortaleza,de Tênis de Mesa, evento de âmbito nacional, que trará atletas de todo o Brasil, tanto no olímpico quanto paraolímpico em todas as categorias. A competição está prevista para o período de 13 a 15 de abril.
Em 2017, o CFO recebeu a 6ª Etapa do Campeonato Cearense de Tênis de Mesa 2017 – Jogos Estaduais de Duplas e Equipes, que reuniu aproximadamente 60 atletas gabaritados, tanto olímpicos como paralímpicos. O evento foi organizado e realizado pela Federação dos Mesatenistas do Ceará (FMC) juntamente com o apoio da Sesporte.
“Para nós atletas é um sonho treinar em um grande centro esportivo como o CFO, até por que muitos treinam de maneira improvisada, e eu não falo apenas do Tênis de Mesa. Tenho muitos amigos no atletismo, na natação que estão parados porque não tem lugar onde praticar suas respectivas modalidades, principalmente o paraolímpico. Então a utilização do CFO é fundamental para o desenvolvimento do esporte cearense”, frisou o mesa-tenista Eugênio Sales.
Salles, atleta paralímpico multicampeão e referência no Tênis de Mes foi recebido pelo secretário Euler Barbosa, nesta quarta-feira (21/02).O presidente da Federação dos Mesatenistas do Ceará (FMC), Walberto Almeida também esteve presente.
A pauta do encontro visou o apoio da Sesporte para a modalidade em questão, sobretudo pela a utilização do Centro de Formação Olímpica (CFO), tanto para fins de treinamento como para lapidação e formação de novos talentos no Ceará para este ano de 2018. Nascido em Itapipoca, o cearense Francisco Eugênio Sales é exemplo de superação no Tênis de Mesa adaptado. Ele tem 10 Parapan-americanos no currículo, onde conquistou o ouro no Parapan do Rio em 2007; participou de duas paraolimpíadas, a primeira em Atlanta 1996 e a segunda em Sidney 2000; conquistou medalhas em dois mundiais, em Taiwan ficou em terceiro lugar, trazendo sua primeira medalha internacional, e em 1999, na Nova Zelândia, trouxe o bronze.
São quase 40 anos dedicados ao esporte, com mais de 200 medalhas obtidas em diversas competições a nível estadual, nacional e internacional. Ele também integrou a Seleção Brasileira por um longo período durante esses anos de conquista.