TRICOLOR E ALVINEGRO EM CAMPO
Leão quer a liderança e Vozão
a primeira vitória contra Cacique e Águia
|
Após empatarem pelo Nordestão, 1 a 1, Vozão e Leão voltam a jogar pelo Cearense (Instagram/Ceará SC) |
Nesta noite desta quarta-feira (5), Ceará e Fortaleza voltam a campo, e jogam, respectivamente, contra Pacajus e Atlético, na finalização da segunda rodada da segunda fase do Campeonato Cearense de 2020. O Tricolor de Aço enfrenta a Águia Precabura às 20h na Arena Castelão; um pouco mais tarde, 21h30, o Alvinegro de Porangabuçu vai ao Presidente Vargas encarar o Pacajus.
Dois jogos já realizados
A segunda rodada do certame alencarino começo no fim de semana com dois jogos. Sábado passado o Barbalha venceu o Caucaia por 2 a 1 no Inaldão. O jogo marcou a saída do treinador da Raposa Metropolitana, Marcinho Guerreiro, e Luan Carlos, ex-Floresta já assumiu o Caucaia. No outro jogo, o Ferroviário sofreu mas conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 contra o Guarany no PV e passou a liderar momentaneamente o estadual com quatro pontos.
Na classificação, o Fortaleza, que venceu o Caucaia na estreia por 1 a 0, soma três pontos (ao lado de Pacajus, Barbalha e Guarany), e pode assumir isoladamente a liderança do Cearense se vencer o Atlético. O Ceará soma um ponto, após a estreia com empate por 1 a 1 com o Ferroviário,e precisa ganhar para encostar no grupo de cima do estadual. No final de semana que passou, os rivais se enfrentaram no primeiro clássico-rei do ano e deu empate, 1 a 1.
|
Argel comanda o Vozão |
Vozão
Nesta terça-feira (4), o Ceará fechou sua preparação para encarar o Pacajus no PV, mas o treinador Argel Fucks manteve o mistério sobre a formação que mandará a campo e fez o trabalho com portões fechados. Nas entrevistas do inicio da semana, quem falou foi Lima, meio campista e avante, que está esperançoso da primeira vitória de 2020 sair - o Vozão obtive três empates no inicio deste ano e destacou que o elenco vem trabalhando forte para que os três pontos finalmente aconteçam nesta quarta-feira contra o Cacique da terra do Caju. Em relação ao time, a tendência é que o time seja mesclado com titulares e jogadores do sub-20.
Nesta semana o treinador ganhou dois reforços. O zagueiro Tiago Pagnussat, vindo de uma lesão no rosto no jogo do Nodestão conra o Frei Paulistano, já treinar com o plantel; assim como atacante Wescley, que faz a passagem do DM para os trabalhos de campo
Um provável Vozão: Fernando Prass; Samuel Xavier (Kelvyn), Klaus, Luis Otávio (Lacerda), Bruno Pacheco (Mateus Farias); Charles, Wiliam, Felipe Baxola; Rogério, Rafael Sobis (Rodrigão) e Leandro Carvalho (Rick).
Leão
Como forma de preservar da melhor forma possível seu plantel para a sequencia forte de campeonatos (estadual, Nordestão e Sul Americana), , o treinador do Fortaleza, Rogério Ceni, que comandou nesta terça-feira (4), o último treino antes do jogo com o Pacajus, deverá poupar vários titulares e rodar o time tricolor.
Com três competições em uma semana (Cearense, Nordestão e Sul-Americana), o time segue concentrado em manter a invencibilidade, que dura dez jogos. Para manter o nível técnico, o treinador do Leão já usou duas escalações titulares totalmente diferentes, e deve repetir o mesmo esquema diante do Atlético-CE, próximo adversário.
Quem falou à imprensa neste inicio de semana foi o meiocamppista Osvaldo. Segundo ele, para evitar esse desgaste, essa “rodagem” que o treinador vem realizando com o elenco é importante pois os jogadores terão descanso quando preciso e o plantel manterá o nível em todas competições.
O Leão poderá mandar a campo essa provável base contra o Atlético Marcelo Boeck; Tinga, Jackson, João Paulo e Bruno Melo; Derley, Michel, Nenê Bonilha e Marlon, Ederson e Edson Cariús.
REGULAMENTO DO ESTADUAL
O regulamento do Campeonato Cearense de 2020 é o mesmo da temporada passada. Na primeira fase, já encerrada, oito times se enfrentaram em turno único e os seis primeiros colocados avançaram para a sequência; Floresta e Horizonte acabaram rebaixados para a segunda divisão de 2020.
Nesta segunda fase, oito times – seis classificados da primeira fase, mais o Ceará e Fortaleza se enfrentam também em turno único. Os quatro primeiros avançam para as semifinais. Segundo o regulamento, Em caso de igualdade na pontuação entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate são os seguintes, nesta ordem: mais vitórias; melhor saldo de gols; mais gols pró; confronto direto; sorteio.
Nas semifinais e final, o Cearense será disputadas em sistema “mata-mata” com jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate serão basicamente os mesmos: - melhor saldo de gols no confronto; - melhor campanha na segunda fase - para a final conta também a campanha da semifinal.
Próximos jogos
Fortaleza x Atlético
Quarta-feira, 5 de fevereiro, 20h –– Castelão (Fortaleza)
Pacajus x Ceará
Quarta-feira, 5 de fevereiro, 21h30 – PV (Fortaleza)
Jogos da 2ª rodada
Barbalha 2x1 Caucaia
Sábado, 1º de fevereiro, 16h30 - Inaldão (Barbalha)
Ferroviário 1x0 Guarany
Domingo, 2 de fevereiro, 16h – PV (Fortaleza)