|
Mundo virá a Caucaia no Cumbuco, de 5 a 10 de dezembro |
Rivail Oliveira/ERCE
O mundo virá a Caucaia neste mês de dezembro. A cidade recebe a etapa final do Campeonato Mundial de Kite Surf. Será a etapa brasileira do World KiteBoarding League, o SuperKite Brasil 2017, no Cumbuco.
A competição está marcada para a praia do Cumbuco de 5 a 10 de dezembro. Uma equipe da organização do Campeonato esteve nesta quinta-feira (30/11) em Caucaia conversando com as autoridades locais e ajustando os últimos detalhes para a competição. Uma
Segundo informou, Ribamar Santos, titular de esportes, será um grandioso torneio e com apoio da Prefeitura Municipal Caucaia ( secretarias municipais de Turismo e Cultura, Setur e de Esporte e Juventude Sejuv, promove a etapa brasileira do World KiteBoarding League, o SuperKite Brasil 2017. O evento tem apoio ainda do Governo do Estado do Ceará, e vai consagrar o litoral caucaiense como um dos melhores destinos para a prática do esporte no mundo.
O mundo em Caucaia
Serão mais de 50 atletas de 30 países disputando a última etapa da competição e o título de campeão mundial de 2017. Os cincos dias de competição serão transmitidos ao vivo por emissoras de TV especializadas em esporte.
“O mundo todo vai olhar a performance dos nossos atletas e ver as belezas naturais das nossas praias e lagoas. A imagem de Caucaia será impulsionada em mais de 100 países”, ressalta o subsecretário de Turismo Felipe Pontes. Uma programação cultural com shows, mostra de danças e apresentações de artistas do município acontecerá em paralelo ao mundial.
Prata da casa e campeão mundial
|
Bebê, caucaiense, campeão mundial de kitesurf |
Caucaia conta com um dos melhores atletas de kitesurfe do país e que disputa com os melhores do mundo.
Carlos Mário "Bebê" nasceu em uma pequena vila de pescadores na Praia de Cumbuco, em Caucaia para se tornar um dos melhores atletas do mundo. foi campeão brasileiro em 2015 e bi em 2016 na praia de Itaqui, em Luís Correia, no Arena Kite Brasil e briga pela liderança do circuito mundial
Com 19 anos, "Bebê" acumula títulos e prestigio na modalidade. Aos 15 anos ele foi campeão do Circuito Nacional de Kitesurfe Freestyle; no ano seguinte foi bicampeão competindo com atletas profissionais.
O atleta começou a carreira com sete anos e seguiu os passos de seu tio que praticava windsurfe e adaptou o kitesurfe para o Brasil e Ceará. Em 2013, em Mendoza, na Argentina ele foi o primeiro a ganhar uma etapa do Campeonato Mundial. O atleta disputou etapas da modalidade por todo o mundo: Panamá, Marrocos, Egito, Alemanha e França entre outras.
Feras que brigam pelo título no Cumbuco
Conheça os atletas que disputam o título mundial de kitesurfe em Caucaia no Cumbuco,de 5 a 10 de dezembro, no campeonato da worldkiteboardingleague:
www.worldkiteboardingleague.com/rankings
Outros torneios intenacionais
Lembrando que Caucaia já recepcionou diversas vezes etapas de torneios internacionais de kitesufe, como em 2007 e 2009. Neste último ano (2009), o Cumbuco recebeu atletas e turistas de 50 países. Um dos organizadores é Arialdo Pinho. Foram cerca de 100 atletas, de trinta países de todos os continentes, que se encontraram na paradisíaca Praia do Cumbuco, em 2009 para disputar o título do Superkite Brasil 2009, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Kitesurf da Kitebord Pro World Tour (KPWT).
O Mundial de kitesurfe atravessa vários países do mundo: Sylt (Alemanha), Tarifa (Espanha), Santa Cruz (Portugal), Dunkerque (França), Shippagan (Canadá) e Dakhla (Marrocos) entre outros. Segundo os organizadoresa Praia do Cumbuco, um dos principais cartões postais do litoral cearense, é apontada ainda como um dos melhores locais do mundo para a prática do kitesurf, pelos ventos fortes e constantes.